Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável

 
O que é?

A Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) é um Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade idealizado pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), com o objetivo de incentivar o desenvolvimento socioeconômico e aumentar a competitividade das empresas paranaenses, agregando tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

O intuito é apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) de cooperação entre empresas, cooperativas, startups, municípios e organizações da sociedade civil, localizadas no Paraná, e instituições de pesquisa científica e tecnológica, articuladas pelas universidades estaduais do Paraná e as respectivas fundações de apoio.

A Ageuni reúne ações e projetos:

Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura (Projetek) - Elaboração de projetos de obras públicas na metodologia BIM para municípios de pequeno porte localizados nas áreas de abrangência das universidades estaduais do Paraná. 

Paraná Empreende Mais (PEM) - Consiste na oferta de cursos gratuitos de formação empreendedora online e presenciais, para capacitação e qualificação de micro, pequenos e médios empresários e microempreendedores individuais e empreendedores informais de todo o território do Paraná, com idade a partir de dezesseis anos

Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) - A iniciativa conta com a parceria da Fundação Araucária e tem como objetivo transformar o resultado de pesquisas acadêmicas com potencial mercadológico em produtos, serviços e novos negócios.

Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) -  Tem como objetivo aprimorar e desenvolver ambientes de empreendedorismo e inovação com abordagens modernas, capazes de gerar melhores resultados para o ecossistema paranaense de inovação.

 
Quem pode ter acesso?

Projetos de cooperação entre empresas, cooperativas, startups, municípios, organizações da sociedade civil localizadas no Paraná, Instituições Científicas, Tecnológicas e Inovação (ICTs), articuladas pelas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) e sua Fundação de Apoio.

 
Etapas:

Lançamento da Chamada Pública > Apresentação da Proposta Simplificada > Avaliação de Propostas pelo Comitê Regional > Edital de Resultado do Comitê Regional > Submissão do Plano de Trabalho e respectivo Plano de Aplicação ao Fundo Paraná > Parecer de Consultor Ad Hoc do Fundo Paraná > Sessão de avaliação de Propostas pelo Comitê Estadual > Edital de Resultado do Comitê Estadual > Assinatura dos Termos de Convênio Condicionada à conclusão e aprovação dos procedimentos administrativos. > Publicação dos Termos de Convênio no Diário Oficial > Transferência de Recursos > Acompanhamento e controle Durante todo o período do convênio Prestação de Contas / Devolução de Saldos > Análise da Prestação de Contas > Encerramento

 
Como o cidadão/pesquisador/instituição pode se cadastrar para participar?

Por meio de editais promovidos pela Seti/Fundo Paraná.

 
Quais locais são realizadas as iniciativas?

Abrange todas as regiões do Estado.

 
Informações adicionais:

Cada unidade da Ageuni é vinculada a uma universidade estadual paranaense como estratégia de atuação descentralizada e utilização das estruturas acadêmicas das instituições de ensino superior ligadas ao Governo do Estado, a fim de atender demandas locais e regionais. O programa é desenvolvido nas estruturas dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e agências de inovação das universidades.

 
Governança da Ageuni:

A gestão do programa Ageuni é realizada por meio de um Comitê Estadual e de comitês regionais, com ampla representatividade do setor empresarial, do Governo do Estado, dos municípios e demais segmentos da sociedade com atuação relacionada aos objetivos do programa.

Presidido pelo titular da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), o Comitê Gestor Estadual da Ageuni é composto pelas seguintes instituições:

  • Associação dos Municípios do Paraná (AMP);
  • Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep);
  • Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep);
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Paraná (Fecomércio);
  • Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap);
  • Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar);
  • Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar);
  • Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae/PR);
  • Secretaria da Fazenda do Paraná (Sefa);
  • Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital do Paraná (SEI);
  • Secretaria de Estado do Planejamento do Paraná (SEPL);
  • Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná;
  • Receita Estadual do Paraná.

 

Os comitês regionais são presididos pelos reitores das respectivas universidades estaduais, com possibilidade de delegação das atividades, sendo vedada a subdelegação. São atribuições dos comitês gestores regionais da Ageuni:

  • Definir metodologia de seleção de iniciativas locais e regionais para recebimento do fomento;
  • Promover a articulação e a interação entre municípios, setor produtivo, sociedade civil organizada, universidades estaduais e outros entres públicos para atendimento dos objetivos propostos;
  • Publicar as iniciativas realizadas no âmbito do programa Ageuni nas respectivas regiões;
  • Redigir um regimento interno;
  • Reunir-se, no mínimo, semestralmente.
 
 Unidades da Ageuni

Cada unidade da Ageuni é vinculada a uma universidade estadual paranaense como estratégia de atuação descentralizada e utilização das estruturas acadêmicas das instituições de ensino superior ligadas ao Governo do Estado, a fim de atender demandas locais e regionais. O programa é desenvolvido nas estruturas dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e agências de inovação das universidades.

Foram implantadas nove unidades da Ageuni:

Universidade Estadual de Londrina (UEL) – Londrina

Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Maringá

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Ponta Grossa

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Cascavel e Francisco Beltrão

Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) – Guarapuava

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Jacarezinho

Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campo Mourão e Paranaguá

 
Responsável na Seti:

Sthéfany Walber

(41) 3281-7433
ageuni@seti.pr.gov.br

 

Mapa do Paraná com as Agências