Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime)
O que é?
Criado em 2021, o Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime) integra o conjunto de ações da Ageuni. A iniciativa conta com a parceria da Fundação Araucária e tem como objetivo transformar o resultado de pesquisas acadêmicas com potencial mercadológico em produtos, serviços e novos negócios.
O intuito é fomentar a inovação e a propriedade intelectual, além de contribuir para o desenvolvimento econômico e social paranaense, fortalecendo a cultura empreendedora entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, incluindo professores, estudantes e profissionais da carreira técnica administrativa.
Quem pode ter acesso?
Pesquisadores (professores, estudantes e profissionais que atuam nas instituições de ensino superior e de pesquisas científicas e tecnológicas) que visem transformar seu projeto em em produtos e/ou serviços.
Etapas
Estruturado em etapas, a primeira fase do Prime oferta mais de 100 inscrições, sendo uma etapa de capacitação composta por nove workshops de duas horas cada e quatro sessões de papo de mercado (mentoria coletiva) de duas horas, finalizando com uma banca de seleção de até 40 projetos para a segunda fase. A segunda etapa é exclusiva para 20 pesquisadores com projetos que detenham Patente de Invenção (PI) depositada ou concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Esta etapa contempla: três workshops de duas horas cada, um papo de mercado (mentorias coletivas) de duas horas, com convidados especiais (Egressos), duas sessões de consultoria por equipe de duas horas cada, e será concluída com uma banca de seleção de até 10 projetos que irão para a terceira fase. Na terceira fase serão recepcionados até 10 (dez) projetos com parcerias formalizadas por meio do MOU com alguma empresa paranaense. Essa última etapa conta com uma última sessão de consultoria por equipe de duas horas e um workshop sobre a Plataforma de submissão de projetos SparkX com a Fundação Araucária.
Como o cidadão/pesquisador/instituição pode se cadastrar para participar?
Através de inscrição no edital divulgado pela SETI.
Quais locais são realizadas as iniciativas?
Abrange todas as regiões do Estado
Informações Adicionais
O PRIME é uma parceria entre Seti, Fundação Araucária e Sebrae. Em sua primeira edição houve um investimento de R$ 1.000.000,00 (um) milhão de reais como incentivo científico, aportado pela Fundação Araucária e pela Seti, para que os cinco projetos vencedores do Programa, tivessem suas tecnologias desenvolvidas. ou finalizadas. Já em 2024, o investimento está sendo de R$ 2.000.000,00 (dois) milhões de reais.
Responsável da Seti pela ação:
Sthéfany Walber
(41) 3281-7433
setiprogramaprime@gmail.com
Editais
4ª Edição (2024)
3ª Edição (2023)
2ª Edição (2022)