Universidades estaduais do PR estreitam laços com a Inglaterra 25/06/2018 - 15:10

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio, se reuniu com os representantes Cesar Dracon Barretto, do conselho britânico, e Fiaz Hussain, da Cardiff Metropolitan University, e participantes do comitê gestor de internacionalização das universidades estaduais do Paraná. A reunião tratou das ações que envolvem o acordo internacional com a Cardiff e as sete universidades estaduais do Paraná.

A universidade inglesa possui uma forte ligação com o ensino profissional, buscando ampliar o currículo universitário e profissional com as experiências internacionais. Quatro projetos elaborados pelas universidades estaduais foram aprovados e receberam um investimento de cerca de R$ 350 mil, sendo 10 mil libras oriundas do conselho britânico e 260 mil reais da Fundação Araucária.

As instituições de ensino superior do Paraná possuem 411 acordos internacionais, com cerca de 50 países. O secretário reforçou o interesse de aumentar as relações com a Inglaterra. “Hoje, possuímos 3 acordos com o Reino Unido e 3 com a Inglaterra, mas espero que possamos estreitar laços com o país e criar uma comunidade universitária internacionalmente mais unida”.

Para Barretto, é uma situação única a realização de um acordo que vale para sete universidades. “Ao todo, foram apresentados 14 projetos com essa proposta em rede e essa é a primeira vez que fazemos acordos desse tipo. Estamos empolgados para ver os frutos que virão”.

A Cardiff Metropolitan University

A universidade inglesa possuí 5 áreas de ensino: arte e design; educação; administração; esportes; e ciências da saúde. São cerca de 13 mil estudantes, 3% deles vindo de outros países, vinculados à instituição. A universidade prioriza acordos fora da Europa, afirmou Hussain. “Temos acordo com a China, Grécia, Egito, Índia, Marrocos, Correia do Sul. Ou seja, com diversas regiões do mundo, para ampliar a experiência cultural dos estudantes”.

Participaram da reunião o diretor-geral da Seti, Aroldo Messias Junior, a assessora de assuntos internacionais, Sirlei da Silveira Pinto, o representante da Cardiff, Aboubakr Fatmalla, a coordenadora do programa Paraná Fala Idiomas, Eliane Segati, os representantes da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Luís Paulo Gomes Mascarenhas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Jarem Raul Garcia, da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Gisele Onuki e Nadia Moroz Luciani, e o diretor administrativo da Fundação Araucária, José Carlos Gehr.

img