Universidades do Paraná e Córdoba discutem intercambio e cooperação 15/09/2010 - 11:10

O governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), promoveu o I Encontro de Universidades de Córdoba e as Estaduais Paranaenses, nesta terça-feira (14), na sede do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em Curitiba. O evento contou com o apoio do próprio Codesul e das Agências argentinas ProCórdoba e Córdoba Turismo.

Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo José Lübke, a cooperação internacional é algo estratégico para o estado do Paraná. “O governo paranaense tem interesse nas relações no âmbito do Mercosul. Queremos que haja intercâmbio entre professores, estudantes e pesquisadores. O Mercosul não vai avançar se ficar apenas na área comercial. É preciso envolver as plataformas educacional e cultural, para que se crie uma identidade”, ressaltou.

O cônsul da Argentina em Curitiba, Héctor Gustavo Vivacqua, destacou a importância do Paraná para articulação de cooperações no Mercosul. “O Paraná é um dos poucos estados que tem as relações internacionais como política de estado, tem, principalmente, muita relação com o centro e o norte da Argentina. O Codesul nos permite trocar ideias e estabelecer cooperações não somente com Córdoba, mas com outras províncias da Argentina”, disse.

A assessora de Relações Internacionais da Seti, Jackelyne Correa Veneza, disse que “o Consulado e o Codesul são grandes parceiros da Secretaria, tanto para estabelecer relações, como para realizar análises e discussões a respeito da complexidade que é o Mercosul”. Já a representante da Agência Córdoba Turismo, Marina González, apresentou as vantagens de Córdoba como destino para estudos. “Córdoba é uma das principais cidades da Argentina e 10% dos seus habitantes são estudantes. É um prazer estar aqui com todas as oportunidades e ofertas acadêmicas que tem a província de Córdoba e apresentar uma série de relações que podem resultar em intercâmbio de estudantes”, finalizou.