Universidades desenvolverão ações nas áreas de biociências e da biotecnologia em saúde 04/08/2009 - 17:40

Além da assinatura dos acordos para instalação da Fiocruz no Paraná e para a formação do consórcio para a gestão da Planta de Insumos para Diagnósticos em Saúde, também foi celebrado acordo com as seis universidades estaduais do Paraná, nesta terça-feira (04). O objetivo central da cooperação institucional é o desenvolvimento científico e tecnológico no campo das biociências e da biotecnologia em saúde.
De acordo com a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, esse convênio com as universidades fortalecerá ainda mais o desenvolvimento de ciência e tecnologia no estado. “Um ponto extremamente importante desse consórcio é quando envolvemos as universidades, através dos seus cursos de pós-graduação. Esse é um projeto em conjunto, quem não tem dono, é um projeto de pessoas e de concepção de governo”, afirmou.
O acordo foi assinado pelo ICC (Instituto Carlos Chagas)/Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).
O acordo prevê a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu, desenvolvimento conjunto de programas de pesquisa em áreas prioritárias de saúde, desenvolvimento tecnológico de produtos e insumos e o intercâmbio de pesquisadores.
A secretária Lygia Pupatto ainda destacou a importância da instalação da Planta de Insumos para Diagnósticos em Saúde e da Fiocruz no Paraná. “Para nós que participamos deste governo, hoje é um dia de comemoração. Estamos demonstrando que o nosso estado tem um papel fundamental no desenvolvimento do país, pois temos ativos tecnológicos e pessoas comprometidas. Mais do que um prédio e equipamentos de última geração, estamos inaugurando uma concepção de como administrar o estado e o país”, salientou.
A Planta de Insumos para Diagnósticos em Saúde recebe investimentos de R$ 17 milhões, sendo R$ 3,7 milhões provenientes do Fundo Paraná.