Universidades Estaduais são referência na formação de dentistas no Paraná 25/10/2019 - 16:52

As universidades estaduais do Paraná são referência na formação de dentistas para o mercado de trabalho, segundo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016 e o Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF 2019). Atualmente, as universidades possuem 975 alunos cursando Odontologia e formam cerca de 170 novos profissionais por ano.

O superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona destacou a qualidade dos cursos ofertados pelas universidades estaduais. “Os cursos de odontologia das universidades estaduais desempenham um importante papel na melhora da qualidade de vida dos paranaenses com a formação de bons profissionais e  com a prestação de atendimentos na área da saúde bucal em todas as regiões do Estado. O excelente desempenho em avaliação nacionais é fruto do trabalho conjunto de professores e alunos”.

ENADE – No Enade de 2016, ano em que os cursos de Odontologia foram avaliados, as universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG) e Maringá (UEM) obtiveram conceito máximo, alcançando o patamar de cursos de excelência. As universidade estaduais de Londrina (UEL) e do Oeste do Paraná (Unioeste) obtiveram nota 4.

Dos 206 cursos de Odontologia avaliados pelo exame o da UEPG ficou em 5º lugar geral e em primeiro entre as públicas. O curso de Odontologia da UEM foi o 8º melhor avaliado no Brasil e o 4º entre as públicas. A UEL e a Unioeste tiveram seus cursos entre os 50 melhores do país. Em 2019, os estudantes de Odontologia novamente participam da avaliação.

RUF 2019 - A classificação, que avaliou mais de 300 cursos de graduação de Odontologia no Brasil, aponta que as universidades estaduais estão entre as melhores do Brasil em quesitos como avaliação de mercado, qualidade de ensino, professores com dedicação integral e avaliação dos docentes.

O RUF analisa, anualmente, 40 cursos de graduação de universidades, centros universitários e faculdades com maior número de ingressantes no país, de acordo com o Censo da Educação Superior. O ranking é elaborado a partir de indicadores de ensino e mercado.

UEL – Reconhecido como o 13ª melhor do Brasil, o curso de Odontologia da UEL se destaca entre os 11 melhores no quesito avaliação dos docentes e na qualidade de ensino. No comparativo entre as universidades do Paraná, a UEL tem o 2ª melhor curso do Estado.

UEPG – Na UEPG o destaque ficou na categoria avaliação do mercado, classificando o curso da universidade como 8ª mais bem colocado do Brasil. O bom desempenho dos alunos concluintes no Enade possibilitou que a universidade ficasse em 2ª nessa categoria. A UEPG também oferta o 3ª melhor curso de Odontologia do Paraná.

UNIOESTE – A avaliação do mercado classificou o curso de Odontologia da Unioeste como o 26ª melhor do país. A graduação é a 5ª melhor do Paraná e está entre as 40 melhores do Brasil.

UEM – O ranking posicionou o curso da UEM como o 23ª melhor em ensino no Brasil e o entre os 71 melhores na classificação geral.

UENP – Mesmo com a primeira turma se formando no final do ano, o curso de Odontologia da UENP ganhou destaque no RUF 2019. A graduação está entre as 100 melhores do Brasil em qualidade de ensino.

CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS - As Clínicas Odontológicas das universidades estaduais atendem milhares de pacientes anualmente, em projetos de extensão e serviços realizados por alunos e professores voltados à comunidade. O Paraná possui 5 clínicas que são referência na formação de profissionais de odontologia e também no atendimento à comunidade carente.

DIA DO DENTISTA - Comemorado no Brasil nesta sexta-feira, 25 de outubro, o Dia do Dentista marca o início dos primeiros cursos de graduação em Odontologia no país, no ano de 1884, por meio do Decreto de Lei nº 9.311. Desde então, essa área da saúde vem passando por diversas transformações, com o desenvolvimento de novos tratamentos e produtos.

Nesse contexto, a inovação tem sido fundamental para o aprimoramento da atividade profissional, impactando diretamente o segmento odontológico no Brasil e no mundo.