Universidades Estaduais doam 7 mil máscaras protetoras 07/05/2020 - 17:37

As Universidades Estaduais do Paraná já doaram 7.791 mil máscaras de proteção no modelo Face Shield para Hospitais, órgãos de segurança e saúde e secretarias municipais. As máscaras foram produzidas pelos Núcleos de Inovação Tecnológica das instituições utilizando impressoras 3D. Os equipamentos agem como uma barreira para que os profissionais da saúde e da segurança não sejam contaminados pelo vírus pela fala, tosse ou espirro.

“As instituições tem utilizado a expertise de seus pesquisadores para produzir equipamentos que garantam mais proteção e segurança aos profissionais de diferentes setores que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Aldo Bona. As universidades estaduais contam com cerca de 100 impressoras 3D que possuem uma capacidade de produção de quase 700 máscaras por dia.

Na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) os coordenadores do projeto “Protetor Facial” desenvolveram um novo modelo de Face Shield com aproveitamento da estrutura de capacetes de segurança, otimizando a capacidade produtiva.

Ao todo, a universidade já distribuiu 3.500 máscaras. A iniciativa, que destina protetores faciais para profissionais da saúde e atividades essenciais, faz parte da campanha “UEPG contra o Coronavírus”.

Na Universidade Estadual de Londrina foram produzidas 2.231 Faces Shields para o Hospital Universitário de Londrina (HU-UEL). O grupo  formado por residentes e professores do curso de Fisioterapia, em parceria com empresários e voluntários se reuniram para confeccionar as máscaras com matéria prima doadas pela comunidade.

MUTIRÃO DO BEM – A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) participa do Mutirão TEC do Bem em conjunto com o ecossistema de inovação de Guarapuava. A iniciativa possui 30 impressoras 3D para produzir os escudos faciais.

A partir de demandas apresentadas à universidade, o mutirão forneceu Faces Shields para os profissionais que atuam prestando assistência aos indígenas de todo o Paraná para a Polícia Científica do estado e ao Instituto Médico Legal.

“Depois de pouco mais de um mês da criação desse grupo, o balanço que nós fazemos é de que pudemos atingir o objetivo, que era produzir equipamentos de proteção individual com o que nós temos na universidade, para distribuir para instituições na área da saúde. Conseguimos atingir esse objetivo, com mais de 3.300 máscaras sendo encaminhadas para diversas áreas que necessitam”, destacou o diretor do campus Cedeteg da Unicentro Ricardo Miyahra. Desse total, a universidade foi responsável pela produção de 260 máscaras.

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Cornélio Procópio iniciaram em março a produção de protetores faciais, para atender demanda da 18ª e 19ª Regionais de Saúde, no Norte do Estado.

Por meio da parceria, já foram produzidos cerca de 250 protetores para profissionais da área de saúde da região que atuam na triagem de pessoas com suspeita de contaminação e nos cuidados e tratamento de pacientes com o novo coronavírus.

PARCERIA - A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está utilizando as impressoras 3D construídas em parceria com o curso de Ciência da Computação e o Parque Tecnológico de Itaipu, para a produção de equipamentos de proteção individual para profissionais da saúde.

A universidade alcança, nessa semana, a marca de 1.000 protetores faciais distribuídos para Unidades de Pronto Atendimento, SAMU, Polícia Federal e secretarias municipais.

Na cidade de Maringá estudantes e professores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se uniram em uma rede de colaboração que totalizou 29 impressoras 3D. As máquinas possuem capacidade para produzir 150 máscaras por dia, que serão distribuídas em hospitais públicos e privados da região. Ao todo a UEM distribuiu 540 máscaras para diferentes órgãos da cidade.