Universidades Estaduais definem novas datas para Vestibular 2021 12/03/2021 - 12:45
Confira o áudio desta notícia
As Universidades Estaduais do Paraná adiaram as datas das provas dos vestibulares em decorrência do agravamento da pandemia de Covid-19 no Estado do Paraná. As novas datas serão decididas pelos Conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) das instituições.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) aprovou a nova data do vestibular, que será realizado no dia 30 de maio, em fase única. O concurso vai obedecer todo o protocolo sanitário para garantir a segurança dos inscritos e da equipe responsável pela aplicação e fiscalização dos exames.
Segundo o reitor da UEL, Sérgio Carvalho, a nova data dos vestibulares das universidades foi debatida entre os reitores no final do mês passado, quando as instituições decidiram pelo adiamento dos concursos. "O intuito é evitar um choque de datas, possibilitando que estudantes do estado possam tentar vaga em mais de uma instituição", afirma.
Na Universidade Estadual de Maringá o vestibular, que seria aplicado nos dias 21 e 22 de março, tem nova data para acontecer: 23 e 24 de maio. O resultado das provas está previsto para o dia 15 de junho. A Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU) da UEM recomenda aos candidatos que fiquem atentos às atualizações do site.
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) também suspendeu o vestibular que aconteceria nos dias 7 e 8 de março e os Processos Seletivos Seriados (PSS) I, II e III, agendados para os dias 14, 21 e 28 do próximo mês. De acordo com a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), o vestibular foi reagendado para os dias 2 e 3 de maio, e as provas do PSS I,II e III devem ocorrer em 16, 23 e 30 de maio.
A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) divulgou na tarde desta quinta-feira (11), o adiamento da data das provas do Vestibular 2021 para o dia 20 de junho. Com o novo calendário, as inscrições para o vestibular seguem agora até o dia 6 de maio exclusivamente pela internet por meio do endereço vestibular.uenp.edu.br.
O coordenador de Processos Seletivos da UENP, Pedro Henrique Carnevalli Fernandes, ressalta que a universidade levou em consideração para o adiamento, o grave cenário epidemiológico da Covid-19 atualmente. “Fizemos a mudança da data da prova de modo a garantir que ocorra em um contexto de biossegurança seguro para os envolvidos no processo, sobretudo os candidatos que se deslocam para as três cidades com campi da UENP (Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho)”, acentuou.
As Universidades Estaduais do Centro-Oeste (Unicentro) e do Paraná (Unespar) estão definindo os novos cronogramas do processo seletivo. As datas devem ser divulgadas na próxima semana. No início deste ano, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) decidiu pela realização do vestibular somente em julho de 2021.
SERVIÇO - Para acompanhar as informações dos vestibulares acesse os sites das Universidades Estaduais: