Universidades Estaduais definem mudanças para o Vestibular 2022 02/07/2021 - 12:44

Confira o áudio desta notícia

Em virtude da pandemia no novo coronavírus, as Universidades Estaduais do Paraná estão alterando o formato dos vestibulares. O objetivo é incentivar o ingresso de novos estudantes nas instituições respeitando as medidas sanitárias.

Na Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi aprovada, nesta quinta-feira (1), a realização do Vestibular 2022 em fase única, com prova agendada para dia 6 de março, seguindo o modelo adotado no último concurso. As inscrições iniciam no dia 20 de setembro e vão até 3 de novembro deste ano.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho afirma que a universidade registrou mais de 27 mil inscrições no Vestibular 2021, em virtude da redução do valor de inscrição e pela realização da prova em um único dia, somente em Londrina.

“A Universidade teve de suspender o concurso por três vezes e realizou a prova em conjunto com o Ministério Público e com as autoridades municipais e sanitárias. Esperamos que no ano que vem estejamos vivendo a normalidade, mas é importante ser conservador neste atual cenário da Covid-19”, definiu o reitor.

A Comissão do Vestibular Unificado (CVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) também propôs modificações e readequações no Vestibular 2022. Além da alteração das provas que eram realizadas em dois dias e que passaram a acontecer em apenas um dia, com duração de até cinco horas no período da tarde; o exame terá alteração no número de questões para adequação ao tempo.

Segundo a presidente da Comissão Central do Vestibular, Maria Raquel Marçal Natali, as alterações facilitam na logística e estimulam a participação dos candidatos. “Os estudantes terão mais facilidade do ponto de vista econômico, com um dia de provas apenas, procedimento também adotado por outras universidades estaduais”, explica Natali.

PROVAS – Outra instituição que, recentemente, realizou o vestibular foi a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A prova reuniu 3.197 candidatos que concorreram a 1.083 vagas ofertadas nos cursos de graduação da universidade.

O processo seletivo também foi realizado em um único dia e a tendência é que se mantenha no mesmo formato para os próximos anos. O gabarito provisório e o caderno de provas do Vestibular UENP 2021 estão disponíveis aqui.

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) a prova do vestibular que estava agendada para domingo (4) foi transferida para o dia 1º de agosto, devido a situação epidemiológica da macrorregião oeste, que abrange 4 dos 7 locais de prova. Foram 10.766 inscritos que disputam 1.230 vagas, distribuídas em 65 cursos de graduação.

NOVO FORMATO – A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) disponibilizou duas formas de ingresso em 2021. Uma delas foi usar a média final do último vestibular realizado e a outra forma foi considerar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2018 e 2019.

Nesta sexta-feira (2), haverá reunião debater as datas do Vestibular 2022. A expectativa é que as provas acorram no mesmo formato no início do ano que vem.

INSCRIÇÕES ABERTAS – A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) abriu as inscrições nesta quinta-feira (1) para o Vestibular de Primavera 2021. As inscrições seguem até 29 de julho e as provas serão aplicadas no dia 26 de setembro. O processo seletivo é válido para entrada de alunos em 2022. São 725 vagas distribuídas em 39 cursos de graduação.

Nesta edição, as provas serão aplicadas em um só dia, no domingo (manhã e tarde), com intervalo mínimo de duas horas entre uma prova e outra. A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) manteve o mesmo conteúdo programático e obras literárias da edição anterior. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site da CPS/UEPG. O valor da taxa de inscrição também foi mantido em R$ 157, que pode ser pago até 30 de julho.

Para a realização do Vestibular de Primavera, a UEPG mantém a aplicação de um rígido Protocolo de Biossegurança, aprovado pela Secretaria de Estado da Saúde, que respeita o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social. Em cada local de provas, serão alocados em torno de 250 candidatos para evitar aglomerações antes da entrada escalonada dos candidatos nas salas.