Universidade sem Fronteiras vai se integrar ao programa 02/08/2007 - 18:30

A secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, entregou ao ministro da Educação, Fernando Hadadd, uma publicação inédita do programa “Universidade Sem Fronteiras”, recém-lançado pela Secretaria. Segundo ela, o programa vai viabilizar que estudantes atuem também no Paraná Alfabetizado: “Vamos colocar nossos universitários para trabalhar na alfabetização e, daqui a quatro anos, o Paraná terá uma realidade diferente”, disse.
O Universidade sem Fronteiras vai oferecer 1,4 mil bolsas para profissionais recém-formados de nível superior, para estudante de graduação e para orientação, por meio de 164 projetos, distribuídos em quatro subprogramas. De acordo com a secretária, nunca houve um salto tão grande nas áreas de ciência e tecnologia no Paraná.
Segundo Lygia, o novo programa vai beneficiar os 85 mil estudantes das Instituições Estaduais de Ensino Superior paranaenses, que receberão para trabalhar nas áreas de apoio às Licenciaturas, à Agricultura Familiar, à Pecuária Leiteira e à Incubadora dos Direitos Sociais.
Lygia entregou a publicação a Hadadd após um breve discurso durante o evento oficial de lançamento do programa Paraná Alfabetizado, nesta quinta-feira (2), no Canal da Música. “É difícil falar alguma coisa quando o que estamos presenciando é tão grandioso quanto esse Programa Paraná Alfabetizado”, disse Lygia, ao cumprimentar o coordenador do projeto, Wagner Amaral, professor da Universidade Estadual de Londrina; o secretário Maurício Requião; o governador em exercício Orlando Pessutti e o ministro.