Universidade Sem Fronteiras será reproduzido na região francesa de Rhône-Alpes 01/07/2009 - 14:40

Está em preparação pela região francesa de Rhône-Alpes um programa semelhante ao Universidade Sem Fronteiras – o maior programa de extensão universitária do Brasil, implementado pelo Governo do Paraná a partir de outubro de 2007. A informação foi transmitida  pelo vice-presidente de Ensino Superior e Pesquisa da região de Rhône-Alpes, Roger Fougères, à secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, em reunião mantida na França, na última semana. Segundo Fougères, a elaboração de um programa de extensão nos moldes do Universidade Sem Fronteiras o inspirou a retornar ao Paraná daqui a três meses.
A convite da região de Rhône-Alpes, a secretária viajou à França com o principal objetivo de apresentar proposta da programação do 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, que contará com a participação de comitiva daquela região francesa. As discussões entre Rhône-Alpes e o Paraná estão voltadas a aprofundar a reflexão sobre a economia do conhecimento e o compromisso social das universidades. “A Economia do Conhecimento tem que estar disponível para toda a sociedade”, defendeu a  secretária na França. “A Economia do Conhecimento é algo prioritário para a Seti. Hoje, temos vários programas nesse sentido, que aproxima as universidades e as instituições de pesquisa do setor produtivo. Realizamos a transferência de tecnologias e a prestação de serviços com o objetivo final de gerar emprego e renda”, afirmou.
Programação - Aprovada com louvor pelos franceses, a programação dos eventos de Ciência e Tecnologia no Paraná será desenvolvida de 06 a 09 de outubro de 2009. No dia 06 de outubro, será realizada a inauguração da Escola Tecnológica de Leites e Queijos dos Campos, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Nos dias 07, 08 e 09 de outubro, acontecerá o 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná, este ano voltado ao Ano da França no Brasil, no Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro, em Maringá.
Está prevista no Encontro a participação de uma comitiva do ensino superior de Rhône-Alpes, liderada pelo seu vice-presidente, Roger Fougères, contando também com a presença do presidente do ERAI – Empresas Rhône-Alpes Internacional, Daniel Gouffé, de outros membros da área de ensino superior daquela região francesa, de empresas, de polos de competitividade e ainda de 50 alunos rhônalpinos. Além de participar do encontro, os estudantes cumprirão um período de seis meses de estágio em diferentes projetos do Programa Universidade Sem Fronteiras em diversos municípios paranaenses.
O 3º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná contará com mesas de debates entre o ensino superior do Paraná e da região francesa, entre representantes de empresas das duas regiões, rodadas de negócios, feira de produtos de empresas incubadas e dos projetos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Outras atrações do encontro serão o 2º Painel de Jornalismo Científico, um workshop sobre empreendedorismo e a solenidade de entrega do 23º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia.
Visita – A secretária Lygia Pupatto visitou na França o Laboratório do Centre of Thermique de Lyon (CETHIL), localizado no Instituto Nacional de Ciências Aplicadas de Lyon (INSA). O laboratório de pesquisas e seus pesquisadores serão envolvidos no Programa de Mobilidade, previsto em termo de cooperação firmado entre o Governo do Paraná e Rhône-Alpes e que envolve o tema das energias renováveis.
O último compromisso da secretária Lygia na França, para onde viajou acompanhada pela coordenadora de Ciência e Tecnologia da SETI, Jackelyne Correa Veneza, foi participar de uma reunião promovida pelo ERAI – Empresas Rhône-Alpes Internacional. Além da presença do superintendente da Plataforma de Energias Renováveis da Itaipu Binacional,  Cícero Bley, de representantes de empresas e polos de competitividade regionais, a reunião teve a participação do diretor adjunto da Direção de Economia, Pesquisa, do Turismo e da Tecnologia (DERTT) da Região de Rhône-Alpes, Frédéric Gaffiot; a encarregada da cooperação com o Brasil no Departamento de Assuntos Europeus, das Relações Internacionais e da Cooperação da Região Rhône-Alpes, Lucyna Graviere, dentre outras autoridades francesas.
A construção de uma futura proposta na área de energias renováveis foi o principal objetivo da reunião promovida pelo ERAI. A relação da extensão universitária, pesquisa, energia e meio ambiente foram assuntos abordados e inseridos no tema que envolve a relação entre pequenas e médias empresas do Paraná e da região de Rhône-Alpes. “Ficou acordado que será construída uma proposta visando formar um consórcio entre as forças pedagógicas, econômicas e de pesquisa, com o objetivo de favorecer a mobilidade entre os dois países”, afirmou a secretária Lygia Pupatto. Segundo ela, o assunto será aprofundado em reunião de trabalho inserida no evento de outubro, em Maringá.