Universidade Sem Fronteiras é transformado em projeto de Lei 09/03/2010 - 16:00

O governador Roberto Requião, a secretária Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o secretário Chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, e o secretário do Planejamento e Coordenação Geral, Nestor Bueno, assinaram nesta terça-feira (09), anteprojeto de lei que institui o Programa Universidade Sem Fronteiras como política pública de extensão universitária do Estado do Paraná. O documento torna perene essa ação governamental que, no período 2007 a 2010, contou com um investimento de R$ 50,6 milhões, envolve 5.400 bolsistas que atuam em 281 municípios paranaenses.
O projeto, de iniciativa da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, será encaminhado pelo Executivo à Assembleia Legislativa do Paraná e tem como objetivo executar uma política de extensão nas instituições públicas ou privadas de ensino superior, que praticam a disseminação de conhecimentos via projetos de extensão, priorizando o financiamento de áreas estratégicas para o desenvolvimento social de populações vulneráveis.
Os projetos do Universidade Sem Fronteiras devem privilegiar municípios com baixo IDH-M, bem como os bolsões de pobreza nas periferias das cidades paranaenses. As ações visam o desenvolvimento da pesquisa, da capacitação e da produção tecnológica, voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população paranaense, através do fortalecimento e da modernização do sistema produtivo estadual.
De acordo com o projeto, caberá à Seti indicar as linhas de atuação do programa de extensão Universidade Sem Fronteiras, por meio de subprogramas, lançando editais de seleção, indicando número projetos a serem aprovados, bolsas, entre outras especificações. Serão concedidas bolsas para professores-orientadores vinculados ao ensino superior ou pesquisadores vinculados aos Institutos de pesquisa, para profissionais recém-formados e estudantes de graduação.