Universidade Sem Fronteiras atrai o interesse de reitores da Itália 28/06/2009 - 13:16

Considerado o maior programa de extensão universitária do Brasil, o Universidade Sem Fronteiras e os resultados alcançados por seus projetos nas diferentes áreas do conhecimento conquistaram o interesse dos reitores das universidades italianas visitadas nos últimos três dias pela comitiva brasileira da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem). A informação é do representante da Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o diretor geral Jairo Queiroz Pacheco, que integra a comitiva.
Nesta sexta-feira (26), a assessora de imprensa da Embaixada do Brasil em Roma, Marta Santanchè, solicitou material institucional sobre os resultados do programa Universidade Sem Fronteiras para atender os veículos de comunicação italianos.
Dentre as dez universidades brasileiras representadas na comitiva, quatro são vinculadas à Seti. Além do presidente da Abruem, reitor João Carlos Gomes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), compõem o grupo de trabalho os reitores da Universidade Estadual do Centro Oeste, Vitor Hugo Zanette; da Universidade Estadual de Maringá, Décio Sperandio; da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Alcibíades Luiz Orlando; e o diretor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá, Antônio Alpendre da Silva, que também é presidente da Associação Paranaense das Instituições Estaduais de Ensino Superior Público (Apiesp) e, portanto, representa todas as IEES do Paraná.
Neste sábado (27), a comitiva está em Florença, prestigiando as universidades Della Tuscia (Viterbo) e a Di Firenze. Na cidade de Bolonha, as instituições visitadas serão a di Parma (29), di Modena e di Bologna (30). Em Pisa, o encontro com o reitor da Università di Pisa está agendado para o dia 1º de julho. No dia 02 de julho, o grupo seguirá para a cidade de Turim, com visita técnica prevista no Politécnico di Torino. Em seguida, a comitiva viaja para Milão, onde visita, no dia 3 de julho, o Politécnico di Milano, no campus Leonardo e, no dia 4 de julho, o campus Bovisa.