Universidade Estadual firma parceria com multinacional 01/09/2009 - 09:50

A Universidade Estadual de Londrina (UEL), uma das 13 Instituições Estaduais de Ensino Superior vinculadas à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), assinará nesta sexta-feira (04) uma parceria com a multinacional Triglobal Pharma para realizar o controle de qualidade e armazenamento de medicamentos. A parceria foi apresentada nesta segunda-feira (31) à secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, pelo vice-reitor e diretor do laboratório de produção de medicamentos da UEL, César Antônio Caggiano Santos, e representantes da empresa.
De acordo com a secretária Lygia Pupatto essa é uma parceria muito importante. “Fico muito feliz por esta parceria estar sendo viabilizada. Essa é uma política do estado do Paraná, de conseguir estabelecer um diálogo entre as universidades e o setor privado. Dessa maneira, ganha a universidade, que pode ter um laboratório para realizar pesquisas, e ganha o setor produtivo, na medida em que tem a chancela da UEL em relação à qualidade do produto”, afirmou.
O vice-presidente da Triglobal Pharma, John Freemen, agradeceu a possibilidade de firmar o acordo com a UEL. “Vemos como uma grande oportunidade essa parceria”, disse. Além do controle de qualidade e armazenamento, a intenção é que o laboratório da UEL realize também a produção de medicamentos. A previsão é que dentro de um ou dois anos a universidade esteja produzindo insulina, por exemplo.
Conforme o vice-reitor e diretor do laboratório de produção de medicamentos da UEL, César Antônio Caggiano Santos, a concretização dessa parceria é um avanço. “Nós entendemos que essa parceria é um passo fundamental, porque envolve a parte de pesquisa, de desenvolvimento, a parte acadêmica e a própria parte de produção. É uma nova metodologia, uma nova forma de trabalho, que é bem próxima de uma parceria público-privada. Com isso, a UEL está fazendo a sua função social, acadêmica e de pesquisa e desenvolvimento”, ressaltou.
O laboratório de produção de medicamentos da UEL estava desativado em função de alguns percalços com a vigilância sanitária e também em relação ao registro de medicamentos. Solucionados os problemas e realizadas as reformas necessárias, o laboratório de produção de medicamentos da UEL pretende já estar realizando controle de qualidade e armazenamento entre o final de 2009 e início de 2010.