Universidade Estadual de Londrina recebe sistema de internet sem fio 06/11/2009 - 10:00

A secretária da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, inaugurou nesta quinta-feira (5) a rede de internet sem fio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), que vai beneficiar também o Hospital Universitário. Lygia entregou obras e equipamentos, como computadores e microscópios, para os laboratórios do Centro de Ciências Biológicas e para outros centros de estudo da UEL.
“Estamos vivendo um momento ímpar nas nossas universidades, que começou quando o governador Roberto Requião assumiu o Governo, em 2003, e determinou a aplicação do Fundo de Ciência e Tecnologia preferencialmente nas instituições públicas de ensino e de pesquisa em todo o Paraná. Vamos a passos longos no caminho do conhecimento”, afirmou Lygia Pupatto.
Os investimentos nas obras e equipamentos entregues nesta quinta-feira (5) totalizam R$ 6 milhões. “Com as inaugurações das obras, complementamos R$ 56 milhões em investimentos na UEL nos últimos quatro anos, apenas em recuperação de estruturas, construção de laboratórios e salas de aula, dando sustentação para que a nossa universidade seja uma das melhores do Brasil”, disse Lygia.
O projeto da rede de internet sem fio recebeu investimentos de R$ 3 milhões, pelo Programa Universidade em Movimento – desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Em todo o Estado serão investidos mais de R$ 10 milhões para a implantação deste sistema em universidades estaduais.
“Estamos em uma instituição de ensino e de pesquisa em que o suporte da internet é fundamental, porque dá agilidade e melhores condições de trabalho e de aprendizado, já que, junto à internet, teremos todos os cursos de graduação com 30 computadores, permitindo o acesso à rede daqueles alunos que ainda não dispõem de computadores”, disse Lygia.
Para o reitor Wilmar Marçal, investir em universidade significa investimento na sociedade. “Com a formação de recursos humanos na universidade, colocamos bons profissionais na sociedade. No Paraná temos o maior contingente de universidade estaduais e o governador Requião e a secretária Lygia têm esta sensibilidade para deixar as universidades em situações muito melhores do que a de anos atrás”, afirmou.
Lygia afirmou que os projetos fazem parte de um desafio, que é construção da sociedade do conhecimento. “O Paraná é rico em instituições de ensino superior e temos que compartilhar este conhecimento com a sociedade. Assim, transformamos pessoas, que é nosso dever enquanto professores, e avançamos nas relações humanas”, disse. “Precisamos que os alunos compartilhem seus conhecimentos e aprendam com aquelas pessoas que têm sabedoria de vida, mas que não tiveram a oportunidade de freqüentar escolas. Assim eles serão cidadãos”, acrescentou a secretária.
INTERNET – A rede de internet está prevista no Sistema de Telecomunicações do Paraná, criado em 2008 e gerenciado pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar). O sistema vai beneficiar os centros de estudos da UEL e o Hospital Universitário. “Temos uma série de pessoas que trabalham com pesquisas e projetos de ensino, e oportunizar a internet para os alunos significa investir no futuro”, disse Wilmar Marçal.
Em toda a UEL foram instalados pontos de internet que permitem o acesso sem fio à internet, seja por meio do notebook ou pelo próprio computador, que não precisa de cabos para acessar a rede, conforme frisou o diretor de Tecnologia da Informação da Celepar, Cláudio Cronetti Dutra. Ele destacou que o projeto também traz economia. Na UEL, a banda de acesso era de 12 megabites, insuficiente para a universidade. “Pagávamos para operadoras particulares R$ 24 mil por 12 megabites. Com este projeto e a parceria da Copel, o custo é de R$ 20 mil, mas para 100 megabites. Isto significa que reduzimos em dez vezes o valor e aumentamos a velocidade da rede em oito vezes”, afirmou.
PROGRAMA – O Universidade em Movimento dispõe de R$ 82 milhões na melhoria da infraestrutura de universidades e faculdades estaduais. Parte desses recursos é destinada à compra de computadores e outros equipamentos de informática, que beneficiam 100 mil estudantes, técnicos, professores e pesquisadores em todo o Paraná.
A UEL vai receber 1.230 computadores, sendo que 410 já foram entregues, num investimento total de R$ 1,7 milhão. Também estão sendo entregues 30 microscópios biológicos para o Departamento de Histologia e um fotomicroscópio, no valor de R$ 132 mil, que vai equipar o laboratório de Microscopia Eletrônica e Microanálise.
Entre as obras inauguradas estão a Clínica Psicológica, que recebeu investimentos de R$ 150 mil para reforma e compra de equipamentos e de material permanente; o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, com recursos de R$ 269 mil; e a reforma do bloco 5 do Centro de Ciências Biológicas, com investimentos de R$ 156 mil.