Unitinerante se reúne com Prefeitura de Ponta Grossa 05/09/2019 - 11:33
Nesta terça-feira (3), a equipe do Projeto Unitinerante - Universidade Itinerante, pelos Direitos Humanos, da Natureza, pela Paz e o Bem Viver - coordenado pela Casa Latino-americana (CASLA) em parceria com a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná (SETI), se reuniu com as Secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Saúde do Município de Ponta Grossa. O objetivo foi divulgar a metodologia e as ações da proposta e estabelecer uma parceria com o Parlamento Unitinerante.
O Parlamento Unitinerante tem por finalidade criar um espaço de diálogo entre os servidores públicos, as universidades e as organizações socais para buscar soluções conjuntas aos problemas relacionados às comunidades urbanas e rurais em situação de insegurança local e ambiental.
Participaram da reunião o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento Bruno Costa e o economista e técnico agropecuário Eldo Berger; pela Secretária Municipal de Saúde Angela Pompeu e os assessores Carlos Eduardo Coradassi e Rodrigo Daniel Manjabosco.
A equipe Unitinerante reiterou a importância da participação da Prefeitura como integrante do Parlamento Unitinerante para constituir a “Casa do Bem Viver, Saúde e Desenvolvimento Local”. O local é um espaço inter e transdisciplinar de desenvolvimento de projetos e de ações do Parlamento Unitinerante e que surgiu das demandas apontadas na Segunda Reunião do Parlamento Unitinerante, realizada na cidade de Rebouças-PR.
O secretário de Agricultura e Abastecimento do Município Bruno Costa, parabenizou a iniciativa da Unitinerante, destacando possíveis projetos em vigência como a “Feira Verde”, responsável pela oferta semanal de produtos da agricultura familiar e de base ecológica nos bairros e escolas da cidade. Também foi debatida uma expansão da Feira, possibilitando atendimento às comunidades rurais tradicionais (faxinalense, quilombolas e pequenos agricultores familiares de Itaiacoca). Outra iniciativa proposta pelo Secretário foi a realização de uma Audiência Pública na câmara municipal dos vereadores.
A secretária de Saúde de Ponta Grossa Angela Pompeu destacou a importância de ser repensar o sistema de saúde convencional adotado atualmente pelos municípios. Será elaborada uma ação conjunta entre a prefeitura e a universidade para melhorar a qualidade da saúde em comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade socioambiental.
A equipe Unitinerante convidou os secretários para a Primeira Reunião do Parlamento Unitinerante Local de Ponta Grossa para debater os problemas locais e possíveis estratégia de ações pra suas resoluções juntamente com representantes de Universidades Regionais (UEPG e UNICENTRO) e organizações sociais. A reunião ocorre no dia 13 de setembro no Centro de Educação e treinamento em Agroecologia (CETA) às 9h30.