Unioeste recebe carta patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial 05/11/2020 - 09:17
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Núcleo de Inovações Tecnológicas (NIT) e do coordenador do Grupo de Pesquisa em Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento Territorial Sustentável (GPINOVA) do Campus de Toledo, Camilo Freddy Mendoza Morejon recebeu no dia 20 de outubro a 11ª concessão da carta patente da invenção protegida junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
A carta patente se refere a um “Gasoduto para o Transporte de Biogás proveniente da Biodigestão Anaeróbica de Resíduos Orgânicos com Separação Simultânea de Umidade”.
A invenção é um dispositivo para o transporte de biogás composto por elementos que, além do transporte de maneira simultânea, propiciam também a separação da umidade contida no biogás, gerado nos sistemas de biodigestão de resíduos orgânicos provenientes de diversas fontes.
Segundo o professor Reginaldo Ferreira Santos, coordenador geral do NIT, “a universidade possui um crescente número de depósitos de patente, os quais após o processo de tramitação no INPI estão virando cartas patentes, por meio dos quais se formaliza a titularidade da propriedade intelectual resultante da atividade intelectual dos pesquisadores da Unioeste".
“Na minha condição de líder do GPINOVA estamos empenhados não apenas na proteção intelectual, por meio de patentes, nosso principal desafio é também a obtenção das cartas patente e sua correspondente inserção dos produtos tecnológicos no mercado. Essa é a meta que configura a inovação com retorno concreto do investimento em ciência e tecnologia”, destacou o professor Camilo Morejon.
Os inventores da patente são pesquisadores do Campus de Toledo: Camilo Freddy Mendoza Morejon; Cleber Antônio Lindino; Reinaldo Aparecido Bariccatti; Weimar Freire Da Rocha Jr; Jandir Ferrera De Lima e Rosangela Dala Possa.
A relação de patentes da Unioeste pode ser conferida na vitrine tecnológica do NIT-Unioeste (www.unioeste.br/nit).