Unioeste promove encontro nacional de informática 17/06/2009 - 12:20

Evento vai discutir os impactos que as tecnologias provocam no âmbito da educação
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do Colegiado de Informática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, promoverá o I Encontro Nacional de Informática e Educação (Enined), com o tema "O impacto da inovação tecnológica nos meios educacionais: do ensino fundamental ao nível superior - resultados e desafios". O evento acontecerá de 1º a 3 de setembro de 2009 em Cascavel e a data limite para inscrição de trabalhos é 25 de junho. A Unioeste, vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, é uma das seis universidades mantidas pelo Governo do Estado.
De um evento regional realizado de 1999 até 2003, o Enined, a partir de 2004, passou a ser estadual e realizado a cada dois anos, e neste ano, atendendo a um anseio da comunidade, que vem contribuindo para garantir a qualidade dos trabalhos desenvolvidos e apresentados, alcança abrangência nacional. De acordo com a comissão organizadora, as significativas participações de pesquisadores do Estado do Paraná, inclusive de vários profissionais oriundos de diferentes unidades da federação, comprovam a importância do evento, que é reconhecido pela comunidade técnica e científica.
Apresentar e divulgar trabalhos e pesquisas desenvolvidos, especialmente no âmbito das tecnologias educacionais, como ferramentas de apoio e de cunho metodológico, bem como permitir um diálogo aberto e interdisciplinar com as diferentes áreas do conhecimento que atuem nessa temática, são as finalidades do evento. A ideia é trazer para o debate temas atuais e de interesse da comunidade.
Entre os principais objetivos do Enined estão: estabelecer um ambiente adequado para o debate, no qual docentes, pesquisadores, acadêmicos, estudantes e demais interessados no assunto possam de fato refletir, analisar e avaliar a aplicação de recursos tecnológicos como ferramentas de apoio, não só os produzidos na área da informática, mas também aqueles desenvolvidos em outras áreas, cujas aplicações resultem em mudanças positivas na educação; conscientizar sobre o uso dessas tecnologias e metodologias associadas, também não apenas em relação à sua aplicação em aulas e pesquisas, mas também no que concerne às limitações técnicas, materiais e humanas, existentes no ambiente educacional e divulgar os resultados de trabalhos inovadores nessa área multi e interdisciplinar do conhecimento.
A comissão espera que com a discussão sobre o impacto que as tecnologias provocam no âmbito da educação seja possível estabelecer estratégias diferenciadas e eficazes de aprendizado e disseminação do conhecimento e permitir um novo tipo de relação entre professores e alunos. Nos dias  3 e 4 de setembro, também estará acontecendo, paralelamente, o Enined, o III Encontro Paranaense de Computação (Epac). Mais informações no site www.inf.unioeste.br/enined e www.inf.unioeste.br/epac. Apoiám o evento a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e a Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial  (ABPEE).
Serviço:
I Encontro Nacional de Informática e Educação (Enined)
Local: Anfiteatro da Unioeste. Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
Data:1º a 3 de setembro de 2009
Endereço: Rua Universitária, 2069 - Jardim Universitário
85819110 Cascavel - Paraná
Informações: (45) 3220.3286 - NIT/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/Unioeste.