Unioeste participa da elaboração de painel de dados da Covid-19 22/04/2020 - 14:50

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) está com várias frentes de trabalho para o combate e prevenção da Covid-19. Uma delas é a participação na elaboração do Painel de Dados da Covid-19 SESA-PR. A iniciativa é catalisada pelo Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná (SRI Iguassu Valley), vinculado ao Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e conta com colaboração de diversos profissionais e entidades.

Com base nos boletins divulgados publicamente pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o programa permite visualizar as informações relativas aos casos da epidemia. Além de disponibilizar dados por município, região e estado, informa também os casos confirmados, recuperados, suspeitos, descartados, óbitos, e prevê a inclusão do número de leitos por município, faixa etária da população, projeções de contaminação, de ocupação de leitos, necessidade de testes e exames, e tipos de quarentena.

Além do foco nas estatísticas do estado do Paraná, a plataforma conta também com indicadores do Brasil e também dos registros de óbitos em cartórios, dados estes obtidos através do Repositório de dados públicos Brasil.io.

O professor Claudio Roberto Marquetto Mauricio, do curso de Ciência da Computação, explica que a ferramenta possibilita a visibilidade e transparência para os dados dos boletins da SESA, contribuindo assim para a comunicação e conscientização do público. “Neste momento de crise, torna-se fundamental a compreensão da situação para maior segurança na tomada de decisões por parte de todos os envolvidos. A análise inteligente de dados já provida pela plataforma pode ser expandida ainda mais com o estabelecimento de parcerias com a SESA para acesso direto aos dados e estabelecimento conjunto de indicadores relevantes.”

Cristopher Gollmann, cientista de dados do projeto, afirma que o intuito é levar informações úteis para auxiliar na tomada de decisões. “A ideia é levar informação de maneira padronizada, visualmente prática de se ver e sem sensacionalismo. Informações que tragam a realidade, disponível pra qualquer pessoa que tenha o interesse em acessar”.

Dessa forma, com a análise inteligente dos dados apoia o direcionamento estratégico de ações de acordo com as realidades regionais do Paraná com o objetivo de minimizar os impactos causados pela pandemia.

O sistema está disponível através do link: