Unioeste oferece exame RT-PCR para pacientes de Covid-19 27/11/2020 - 11:34

Na próxima segunda-feira (30), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) passa a ofertar exames de RT-PCR, teste que detecta o novo coronavírus (SARS-CoV-2) e confirma a Covid-19 na fase aguda da doença. Considerada referência, essa testagem é indolor e identifica a presença do RNA (ácido ribonucleico) do vírus em amostra obtida por meio de swab (um cotonete longo e estéril), aplicado na mucosa nasofaringe (nariz e garganta) do paciente.

Inicialmente, a testagem segue até 18 de dezembro, e será retomada depois do recesso acadêmico, em 12 de janeiro. A coleta do material será feita em dias úteis, das 7 às 8 horas da manhã, preferencialmente pelo sistema remoto (drive-thru), no estacionamento do Ambulatório da Unioeste, Campus de Cascavel. O resultado do exame será encaminhado ao paciente em até 72 horas, via e-mail e aplicativo de mensagens.

Os pacientes podem agendar o teste (recomendável a partir do quarto dia do surgimento de sintomas) entre segunda e sexta-feira, em horário comercial, exclusivamente por aplicativo de mensagens, no número (45) 99137-0966. O preço do exame é R$ 200,00 (cada) e pode ser pago em espécie ou por PIX e cartão de crédito e débito.

O conhecimento gerado vai auxiliar no desenvolvimento profissional de estudantes e na geração de pesquisas científicas. Nesta primeira etapa, a expectativa é realizar até 28 exames diários.

LABORATÓRIO - Os exames serão conduzidos pelo Laboratório de Bioquímica Molecular (LaBioqMol) do Campus de Cascavel, vinculado ao curso de Farmácia e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Unioeste. A unidade é certificada pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), e integra o Sistema Oficial do Estado do Paraná (Notifica Covid-19).

A equipe do LaBioqMol assegura a qualidade dos resultados, uma vez que é feita customização nos reativos, garantindo mais precisão e economia, com redução no custo de análises. Outro fator de destaque é o controle de qualidade da coleta, evitando resultados falso-negativos e falso-positivos.

O LaBioqMol foi estruturado em julho deste ano, por meio de uma parceria público-privada (PPP), firmada entre a Unioeste e o Instituto São João, com intermediação da Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (Fundep) - instituição de apoio às atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão da Unioeste.