Unioeste inicia atividades do Projeto Rondon 20/01/2020 - 18:50
Nesta segunda-feira (20), 250 voluntários de 16 instituições de ensino superior (IES), públicas e privadas, iniciaram as atividades da Operação Yaguaru do Projeto Rondon em 12 municípios do Oeste paranaense. Coordenado pelo Ministério da Defesa, a iniciativa ocorre em parceria com o Governo do Estado do Paraná, por meio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Com três equipes selecionadas, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) planejou ações para as cidades de Braganey, Tupãssi e Jesuítas. Para Cintia Festinalli, estudante de Fisioterapia do Câmpus Cascavel, participar do Projeto Rondon é uma oportunidade para praticar a teoria repassada pelos professores em sala de aula. “A operação encanta principalmente para quem tem visão da extensão da universidade e de voluntariado”, afirma a estudante.
Os rondonistas da Unioeste vão realizar ações relacionadas às áreas da Cultura, Educação, Justiça, Meio Ambiente, Saúde, entre outras. O objetivo é promover cidadania e desenvolvimento sustentável em comunidades pouco assistidas, despertando a conscientização e responsabilidade socioambiental.
A professora Adriane Martinez, coordenadora de uma das equipes da Unioeste, reconhece a importância do Proejto Rondon, especialmente para a formação de jovens universitários como cidadãos conscientes. “Ao participar do projeto, os estudantes passam a conhecer uma realidade que desconhecem, mesmo estando próxima”, pontua a professora.
As atividades da Operação Yaguaru do Projeto Rondon seguem até o final de janeiro. O trabalho contempla 12 cidades das microrregiões de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, com o apoio da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro.