Unioeste inaugura bloco da pós-graduação em Foz do Iguaçu 07/12/2020 - 14:27

Na sexta-feira, 4 de dezembro, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) inaugurou um bloco exclusivo para os programas de pós-graduação, no Campus de Foz do Iguaçu. Com investimento da ordem de R$ 535 mil, a nova estrutura predial soma mais de 480 metros quadrados, dispondo de salas de aula, sala para defesas de dissertações e teses, espaço de convivência para professores e pesquisadores, dentre outros ambientes destinados às atividades dos cursos de Mestrado e Doutorado.

Na ocasião, o reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber, enfatizou a importância das instituições públicas de ensino superior. “A universidade pública tem papel fundamental de transformação na sociedade, assim como a pós-graduação na formação de professores e no fortalecimento da pesquisa", afirmou.

O diretor do Campus de Foz do Iguaçu, professor Fernando José Martins, destacou os avanços proporcionados pela pós-graduação, no âmbito da ciência e tecnologia e inovação. “Acredito que investir em ciência tem um caráter social, com impacto na produção de conhecimento. Estamos produzindo tecnologia, formando profissionais para entender a fronteira, atuando nas frentes de combate ao novo coronavírus, sem falar no desenvolvimento local e regional e na formação de profissionais para o mercado de trabalho". pontuou.

O aporte financeiro para a construção do novo bloco foi alocado por meio de emenda parlamentar, apresentada pelo deputado federal Fernando Lucio Giacobo. “Apoiar a educação é de extrema importância e é essencial para transformar o Brasil em um país de primeiro mundo”, salientou o parlamentar.

Devido à pandemia de Covid-19, a cerimônia ocorreu de forma restrita, obedecendo critérios de distanciamento social. Além de várias autoridades acadêmicas, o evento contou ainda com a presença de representantes do Legislativo Municipal e da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi). A solenidade foi transmitida em tempo real pela Internet e está disponível no canal do Campus no YouTube (aqui).

PÓS-GRADUAÇÃO - Neste ano, a pós-graduação da Unioeste em Foz do Iguaçu completou uma década. Atualmente, o campus oferta cinco programas, com cinco cursos de Mestrado e um de Doutorado: Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (Mestrado Profissional); Engenharia Elétrica e Computação (Mestrado); Ensino (Mestrado); Saúde Pública em Região de Fronteira (Mestrado); Sociedade, Cultura e Fronteiras (Mestrado e Doutorado).

Recentemente, o Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras lançou edital, reservando 30% das vagas para política de cotas, tanto no nível de Mestrado quanto de Doutorado, em conformidade com a legislação vigente.