Unioeste entrega projetos para Zoológico Municipal de Cascavel 10/12/2019 - 16:01

Os estudantes de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) - Campus Cascavel, desenvolveram projetos de intervenções para o Parque Municipal Danilo Galafassi, o zoológico da cidade. Os trabalhos foram idealizados na disciplina Sociologia Urbana, ministrada pelo professor Rafael Mattiello, contemplando um pórtico de entrada e novos recintos para os primatas.

Os projetos foram entregues ao município, no dia 5 de dezembro, pelos alunos Viviane dos Santos Costa, Karina Satie Katto, Diego Dallabona, Marco Antônio Vieira Berti e Bruno Marcelus, acompanhados pelo coordenador do Curso, professor Júlio Pacheco Monteiro Neto. O secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Wagner Seit Yonegura, e o professor Aníbal Mantovani, diretor geral do Campus, eleito para a próxima gestão, participaram da ocasião.

"Todos os projetos foram muito bem elaborados, alinhados às questões técnicas e estruturais", destacou o professor Júlio, salientando que, caso a Prefeitura decida executar alguma das propostas, um engenheiro profissional fará revisão e assinatura dos desenhos. "Essa é mais uma iniciativa que liga a Universidade à comunidade, visando melhorias na cidade, com impacto na vida dos cidadãos", concluiu o coordenador.

Também estavam presentes na entrega dos projetos, a equipe técnica do zoológico, composta pelo gerente de Vida Silvestre, Rodrigo Ribeiropela, a bióloga Vanilce Pereira de Oliveira e o veterinário Ilair Dettoni, além da equipe de tratadores, zeladores e auxiliares de manutenção do parque. A cerimônia contou ainda com a presença da arquiteta Fabiane Ceni e dos engenheiros Felipe Meurer e Elizangela Virginia Rezende, do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC).

O ZOOLÓGICO - O Parque Municipal Danilo Galafassi recebe, semanalmente, inúmeras grupos de escolas locais, de outras cidades paranaenses e até de outros estados, além de um grande público de visitantes aos finais de semana. O equipamento mantém, em cativeiro, animais silvestres de origem brasileira, incluindo aves, répteis e mamíferos. Entre os felinos, leões e tigres são as espécies mais diferentes.

Os ambientes são distribuídos entre uma vegetação nativa, com pequenos animais livres no interior do zoológico, principalmente mamíferos e aves. No local, há trilhas para caminhada junto à mata nativa da região, áreas para piquenique, playground e estacionamento. O zoológico conta ainda com um auditório com 50 lugares, estruturado para receber aulas, palestras, filmes e sobre educação ambiental.

O Museu de História Natural – Centro de Educação Ambiental Gralha Azul também está localizado no interior do parque e possui 548 peças, entre animais taxidermizados, rochas, cristais, ossadas, fósseis e outras curiosidades.