Unioeste e Pato Bragado estudam parceria para incentivar a piscicultura 16/08/2021 - 10:27

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e o município de Pato Bragado estudam uma parceria para incentivar a a atividade produtiva da Piscicultura na região. A secretária municipal de Agricultura, Jaqueline Vanelli, buscou o apoio técnico dos profissionais da instituição de ensino superior. Com isso, professores e estudantes da Unioeste – de cursos de graduação e de pós-graduação – devem colaborar com os projetos.

O principal objetivo é atender as demandas do município, com  suporte na qualificação dos produtores. Pato Bragado é a primeira cidade a buscar esse apoio, mas a Unioeste pretende ampliar a ideia para outras cidades da região. O munícipio conta, atualmente, com 74 piscicultores, e investe em recursos para desenvolver esse segmento produtivo, que está em franca expansão no Estado. A Unioeste, dessa forma, contribui com a comunidade pensando no futuro da cadeia produtiva e na geração de emprego e renda.

Os profissionais vão realizar diagnósticos e promover capacitação e treinamento de piscicultores e técnicos, a fim de aumentar a produtividade. Além disso, essa cooperação representa oportunidade para os acadêmicos do curso de Engenharia de Pesca da Unioeste, que poderão aproveitar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula para colocar em prática, em projetos reais.

“É uma parceira de ‘ganha-ganha’, todos ganham nesse processo, ganha a universidade, ganha o munícipio e ganham os piscicultores da cadeia de produção”, afirma o coordenador do curso de Engenharia de Pesca da Unioeste - Câmpus Toledo, professor Sérgio Makrakis.

Ele explica que o acordo envolve a organização de toda a cadeia produtiva, visando racionalizar os fluxos, potenciais de mercado e contatos com as cooperativas, para agregação de valores. A ideia, segundo ele, é que o município, em um futuro próximo, tenha também mais arrecadação tributária nessa nova organização produtiva.

Para Jaqueline, a participação da Unioeste agrega muito no desenvolvimento do Agronegócio de Pato Bragado. “A Universidade tem importância primordial nessa área, pois possui mestres e doutores, que são referências em pesquisa e extensão, com capacidade de nos mostrar aonde podemos chegar. A expectativa é muito positiva para trabalharmos juntos e fazermos a diferença”, salienta.

PAIS E FILHOS – Melhorar a qualificação dos produtores e piscicultores da região é um dos projetos de extensão da universidade. Dentro desse escopo está sendo discutida a possibilidade de realizar treinamentos remotos para facilitar o ensino durante a pandemia. As atividades serão realizadas no período noturno para não interferir no horário de trabalho dos produtores.

Essa iniciativa possibilita que os filhos dos produtores acompanhem os treinamentos e absorvam o conteúdo para dar continuidade à produção dos pais, o que oferece um grande leque no mercado de trabalho. A cidade de pouco mais de 5 mil habitantes sente essa evasão dos jovens para polos maiores e enxerga a falta dos filhos na rede da agricultura familiar. “O foco também é tentar fazer com que o filho do produtor rural faça esses cursos remotamente, vamos ver se, de repente, a gente possa ajudar a manter o filho na propriedade para dar continuidade às atividades de produção agrícola dos pais”, completou Sérgio.