Unioeste e Delegacia da Mulher firmam projeto “Fortalecendo Vidas” 28/10/2020 - 08:59
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por meio do CECA (Centro de Educação Comunicação e Artes), do CCBS (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde), e a Delegacia da Mulher de Cascavel estão dando início a um projeto com formato inédito no Estado do Paraná. A parceria tem como principal objetivo atender mulheres que de alguma maneira são assistidas pela Delegacia.
O Projeto “Fortalecendo Vidas” tem o objetivo de criar uma rede de apoio às vítimas de violência doméstica, que buscam a delegacia com o intuito de denunciar agressores. Serão ações voltadas à saúde, educação, artes e cursos profissionalizantes.
“A ideia é estarmos mais perto dessas mulheres, muitas vezes ao chegarem à delegacia elas não sabem como recomeçar ou ainda a quem buscar apoio em questões comuns do dia a dia. Outra situação é ouvir de que maneira podemos auxiliar, por exemplo, com cursos profissionalizantes, que darão apoio par ao futuro de casa uma”, conta a coordenadora do projeto, Janete Ritter.
O trabalho começa na própria delegacia, ao chegar, as vítimas serão recebidas de uma maneira humanizada, já que a atual estrutura foi projetada para oferecer leveza e tranquilidade a essas mulheres.
Após realizarem depoimentos ou boletins de ocorrências, elas serão questionadas se desejam participar, de alguma maneira, do Projeto “Fortalecendo Vidas”, com a afirmativa responderão um questionário, de grande utilidade para os direcionamentos dos trabalhos, sempre priorizando a privacidade e o segredo de justiça que envolvem cada caso.
Lançamento
Na semana passada aconteceu o lançamento oficial do projeto. O reitor da Unioeste Alexandre Webber, o vice-reitor Gilmar Ribeiro de Mello e a Coordenadora do “Fortalecendo Vidas”, Janete Ritter estiveram na delegacia da mulher onde foram recebidos pela Delegada Bárbara Strapasson, além de tratarem sobre os direcionamentos do projeto, confirmaram que o primeiro passo tem data marcada para próxima quinta-feira (29).
Cerca de 30 mulheres, já acompanhadas pela Delegacia da Mulher, serão recebidas no auditório do Hospital Universitário, elas participarão de uma palestra sobre câncer de Mama, receberão instruções a respeito da importância do autoexame e serão submetidas à mamografia.