Unioeste Foz do Iguaçu realiza abertura oficial do 18º SEU 20/06/2018 - 12:22
link.
Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) iniciou, nesta quarta-feira (20) no Campus de Foz do Iguaçu, a abertura do 18º Seminário de Extensão Universitária. Nessa edição o tema apresentado “Para além da Universidade” tem o objetivo de repensar a relação da instituição com a comunidade externa. O evento vai até o dia 21, para conferir a programação completa clique no O primeiro dia de encontro foi marcado por apresentações orais, atividades culturais e cerimônia de abertura. A cerimônia contou com a da Orquestra Latino-Americana (OLA) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O grupo é formado por alunos, professores, egressos e músicos da comunidade interessados em conhecer, praticar e divulgar canções da América do Sul, da América Central e do Caribe.
No ato de abertura, compuseram a mesa de honra o vice-reitor da Universidade, professor Moacir Piffer, representando o reitor Paulo Sérgio Wolff, a pró-reitora de extensão, Sandra Regina Belotto, o senhor Nilceu Jacob Deitos da Fundação Araucária, os diretores de campus Fernando José Martins, Alexandre Almeida Webber, Remi Schorn e Gilmar Ribeiro de Melo.
O vice-reitor da Unicentro Moacir Piffer agradeceu e parabenizou todos os envolvidos e destacou que por meio do SEU a Unioeste cumpre seu papel social beneficiando toda a população, pois a extensão é o único lugar em que o estudante tem contato real com os atores sociais impactados pelas ações da universidade. “Nesta edição temos uma distinção particular, vamos para as ruas mostrar nosso trabalho, é importante que as pessoas vejam os professores, acadêmicos e funcionários interligados, uma vez que Unioeste possui propostas de futuro. Acredito que nossos alunos são a esperança de um país melhor”.
Já o diretor Fernando Martins, relembrou um pouco da história da Instituição, como tudo começou e como foi possível chegar até o momento atual, também felicitou os alunos que cumprem um papel fundamental na comunidade interna e externa da Unioeste. “Espero que todas as atividades sejam cumpridas com bastante êxito, que todos os participantes tenham um ótimo seminário e que por meio desse grandioso evento consigamos cumprir o papel da extensão, que é levar o conhecimento para fora dela”, frisou o professor.
A pró-reitora, Sandra Belotto, novamente agradeceu aos parceiros que estiveram empenhados em fazer o “Para além da Universidade” acontecer. “Felicito a todos os envolvidos que sempre estão prontos a contribuir com os avanços da Instituição, aliados que possuem coragem, comprometimento e são pulsantes, mas nessa noite agradeço especialmente a equipe da PROEX e ao campus de Foz do Iguaçu que nos acolheram e abraçaram a causa. Emocionada digo que queremos ir hoje e sempre para além da universidade. Muito obrigada”.
A palestrante da noite, professora Sandra Cristina Ferreira, que é coordenadora do programa Universidade Sem Fronteiras e no ato representou o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Décio Sperandio, comentou sobre o que a extensão tem feito fora dos muros das instituições e sobre a importância dos parceiros nas execuções dos projetos e ações. Explicou o quanto a extensão cresceu nas Universidades Estaduais no Paraná e o que o governo tem feito em termos de investimentos e recursos mediante a SETI.
Também estavam presentes na mesa de honra a presidente do Fórum de Pró-reitores de Extensão das Universidade Públicas Brasileiras (ForProex) e pró-reitora de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa, professora Marilisa do Rocio Olivera, o secretário de Educação Fernando Lima, representando o prefeito municipal de Foz do Iguaçu e a pró-reitora de extensão da Universidade Latino-Americana (Unila), Maria Eta.
A Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná (FA) busca o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Estado do Paraná, por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação. Assim, ela possui um papel fundamental para a Unioeste quando o assunto é investimento e recursos financeiros.
O diretor científico da Fundação, Nilceu Deitos, explicou que o momento em que vivemos é propício e importante para a FA estar sensível as demandas acadêmicas das instituições, mas principalmente quando a demanda vem da extensão. “Historicamente a fundação tem o objetivo de apoiar projetos e programas de pesquisa, mas vejo que é um ápice importante, primeiro porque é uma demanda coletiva de toda a comunidade acadêmica, expressa pelos pró-reitores de extensão que há um tempo vêm colocando junto a fundação a importância de apoiar iniciativas e ações extensionistas”.
Com relação aos recursos de investimentos para a extensão, Nilceu explica que foi destinado à todas as universidades estaduais um montante de R$ 210 mil reais, repartidos assim em cotas de 30 mil reais para cada instituição visando o avanço tecnológico e científico. “Além dessa, é claro que existem outras várias demandas e na medida do possível a Fundação buscará atender o que é apresentado”, afirmou.
O professor Moacir Piffer também declarou sobre os recursos da Fundação e disse que os financiadores possuem um papel fundamental nas questões da ciência, pesquisa, tecnologia e extensão dentro da Universidade. “A Fundação tem demonstrado um valor inestimável no sentido de proporcionar condições para divulgarmos nossos trabalhos até as comunidades vizinhas, principalmente a comunidade externa, daquilo que nós estamos fazendo dentro da Unioeste. Os alunos, que são nossa visão de futuro, não estão só aprendendo, mas estão participando e fazendo uma extensão para toda comunidade, sem recurso financeiro trava a situação de mostrar tudo o que a Instituição tem feito”, concluiu o vice-reitor.