Unicentro terá R$ 1.446.428,00 para projetos de acessibilidade 10/09/2009 - 10:00

Governo Federal, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e Unicentro firmam nesta sexta-feira (11) um termo que marca o início do projeto de acessibilidade na universidade, com recursos destinados pela bancada de deputados federais do Paraná no orçamento da União. Serão adquiridos equipamentos (elevadores, sintetizadores de voz, cadeiras especiais etc), visando a estruturação dos espaços da instituição, além de promover o acesso, a frequência e a conclusão de curso aos estudantes da Unicentro, em especial aos alunos com necessidades especiais. O volume total de recursos é de R$ 1.446.428,00.
Participam da cerimônia o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Lygia Pupatto; o reitor da Universidade, Vitor Hugo Zanette; o deputado federal Cézar Silvestri, representando a Câmara dos Deputados; e o deputado estadual Artagão de Matos Leão, entre outros.
A assinatura do termo acontecerá durante o seminário técnico do programa Universidade Sem Fronteiras, às 16h, no auditório do campus Cedeteg, em Guarapuava. “Nossa Universidade tem investido muito em ensino, pesquisa e extensão, sempre pensando nas melhorias que podem ser feitas para beneficiar a comunidade universitária como um todo. É por isso que desde o ano passado temos debatido sobre acessibilidade e feito muitas melhorias em nossas unidades de ensino”, diz o reitor da Unicentro, professor Vitor Hugo Zanette.
O diretor do campus Santa Cruz, professor Osmar Ambrósio de Souza, é o coordenador do projeto de acessibilidade na instituição e, sobre as melhorias, citou como exemplo a reunião que definiu medidas para facilitar a circulação na unidade universitária, que beneficia diretamente os deficientes visuais, mas também melhora o ambiente para todos.
Sobre a verba, o professor Osmar lembrou que o projeto prevê meios de propiciar uma formação ampla para todos. “Este projeto está tratando a acessibilidade em um conceito mais amplo, no sentido de prover as condições de permanência e qualificação de todos os estudantes da Unicentro, embora tenhamos ações especificamente voltadas à melhoria do nosso trabalho de acompanhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais”, concluiu o diretor do campus.
Na sexta-feira, às 9h, a secretária Lygia participará da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicentro, quando assinará a aprovação do projeto de infraestrutura de 2009. A reunião será na Sala dos Conselhos Superiores da Universidade, no campus Santa Cruz, em Guarapuava.