Unicentro retoma aulas presenciais na segunda e apresenta regras do retorno 28/01/2022 - 09:00

Os estudantes e professores dos 41 cursos de graduação e dos 26 programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) retornam às atividades didático-pedagógicas em salas de aula e laboratórios na próxima segunda-feira (31).

O retorno foi confirmado pela administração geral da instituição, que também regrou o retorno a partir da publicação de uma Instrução Normativa. O documento, que foi elaborado em conjunto, pelas pró-reitorias de Recursos Humanos, de Ensino e de Pesquisa e Pós-Graduação, tem como objetivo regular os procedimentos da comprovação da situação vacinal contra a Covid-19 pelos membros da comunidade acadêmica.

A Unicentro decidiu que apenas poderá frequentar os espaços da universidade quem apresentar o Certificado Nacional de Vacinação completo (duas doses) ou um teste semanal de PCR negativo para Covid-19. Os alunos de graduação encaminham essa documentação via sistema Moodle, enquanto os estudantes de pós seguem as instruções divulgadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp). Os professores enviam pelo Sistema de Gestão Universitária (SGU).

Os membros da comunidade universitária que não completaram o esquema vacinal por orientação médica estão dispensados de apresentar o documento comprobatório de imunização contra o novo coronavírus. Nesse caso, é preciso apresentar um documento médico que ateste essa recomendação e o atestado será avaliado pelos profissionais do Programa de Assistência à Saúde (PAS) da Unicentro.

Também por medida de biossegurança e seguindo a lei estadual, que torna obrigatório o uso de máscaras no Paraná, a utilização correta desse item será necessária. Quem não usar a máscara de forma adequada deve, inicialmente, ser orientado a corrigir a forma de utilização e, caso haja recusa, essa pessoa deve ser convidada a se retirar o ambiente.

Para além da Instrução Normativa, os campi universitários também estão se preparando para o retorno presencial a partir da próxima segunda-feira. As salas de aula, por exemplo, serão higienizadas em três momentos ao longo do dia – às seis da manhã, ao meio-dia e no fim da tarde. Esses espaços também serão organizados de modo a manter um distanciamento de um metro entre as carteiras e cadeiras. Totens de álcool 70% serão alocados nas entradas de cada um dos blocos.

Além disso, cada professor da universidade receberá um kit para levar para suas aulas, com um frasco de álcool em spray e papel toalha, ficando sob responsabilidade de cada docente a disponibilidade do álcool nas aulas por eles ministradas.