Unicentro inaugura novas estruturas 20/12/2019 - 16:09

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) encerra 2019 celebrando a conquista de duas novas estruturas em Guarapuava, na região centro-sul do Paraná: o prédio do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGEn) e o galpão da Fazenda Escola (Fazesc). As obras, de acordo com o reitor da universidade, professor Osmar Ambrósio de Souza, foram viabilizadas recursos do Fundo Paraná, repassados pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) do Governo do Estado.

“São duas grandes obras que vão fazer o diferencial na universidade e na produção e transferência de conhecimento para a sociedade”, afirma o reitor Osmar, destacando o papel dos órgãos governamentais no atendimento das demandas das instituições estaduais de ensino superior (IEES).

Com investimento de R$ 350 mil, a ampliação do prédio do PPGEn vai beneficiar também o Laboratório de Projetos, Instrumentação e Demonstração (Lidec), que desenvolve atividades junto aos estudantes da rede básica de ensino local. O prédio conta com laboratórios didáticos, salas de aula e um miniauditório. Renovado e equipado, o espaço deve agregar mais qualidade aos trabalhos acadêmicos, gerando resultados positivos também para as comunidades universitária e externa.

“É importante ampliar e fortalecer a interação com a comunidade externa e é isso que esse novo espaço pretende proporcionar”, afirma o professor Fábio Hernandes, diretor do campus. "O novo prédio contribui para a valorização dos profissionais que buscam qualificação no âmbito das Ciências Naturais, Matemática e áreas afins, promovendo o desenvolvimento regional", complementa a professora Ana Lúcia Crisóstimo, coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Unicentro.

O galpão da Fazesc recebeu recursos da ordem de R$ 120 mil reais e será utilizado para armazenagem de maquinários e insumos usados em experimentos de estudantes e pesquisadores de graduação e pós-graduação, dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. "O espaço propicia a realização de ações de ensino, pesquisa e extensão, além de atividades científicas e tecnológicas", ressalta o professor Marcelo Cruz Mendes, diretor da Fazesc.

A Fazesc está instalada em uma área de 30 hectares, cedida pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). Segundo o professor Marcelo, atualmente, são desenvolvidos 12 planos de trabalho, que contemplam estudos e experimentos voltados a culturas de inverno e de verão. A expectativa agora é prospectar a instalação de novas estruturas no local. “Esperamos que esse seja o primeiro de muitos outros investimentos”, conclui.