Unicentro adota medidas de prevenção à nova gripe 30/07/2009 - 11:50

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) está capacitando a comunidade acadêmica em relação aos cuidados que devem ser tomados para evitar contágio pela nova gripe (H1N1).
Desde o final de junho, a administração superior da instituição vem estimulando a adoção de medidas preventivas e orientando funcionários, alunos e professores. Na semana passada, por exemplo, um representante da regional de Saúde de Guarapuava capacitou dezenas de alunos quanto aos cuidados básicos que devem ser observados por todos.
A partir de 10 de agosto, quando devem ser retomada as aulas, estes alunos passarão nas salas repassando as informações. Procedimento similar está sendo realizado em Irati, onde está outro campus da instituição.
“A lista de precauções é grande e, com isso, temos conseguido contribuir firmemente para a conscientização geral”, ponderou o reitor, professor Vitor Hugo Zanette.
Além da formação de acadêmicos multiplicadores, a Unicentro está disponibilizando álcool gel em todos os espaços administrativos dos campi, distribuindo 10 mil panfletos produzidos pela Universidade, a partir de informações do Ministério da Saúde; realizando entrevistas e reportagens para ser difundidas diariamente em todos os veículos da instituição, como a Rádio Universitária - FM 99.7.
Também estão sendo fixados cartazes nos campi que mostram as diferenças dos sintomas entre a gripe normal e a nova gripe e outros com instruções complementares, fornecidos pelo Ministério da Saúde e distribuídos para a comunidade acadêmica outros materiais informativos fornecidos pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
No site da Unicentro estão sendo divulgadas notícias e cópias vídeos instrutivos fornecidos pela Secretaria da Educação.
Outra medida, foi a publicação de uma Instrução Normativa, por parte da Reitoria, com recomendações sobre as ações cautelares que devem ser tomadas por professores e alunos, especialmente aqueles que atuam como estagiários em unidades de saúde. Com isso, avaliou o vice-reitor da Universidade, professor Aldo Nelson Bona, a Unicentro está contribuindo decisivamente, em sua região de influência, para o esforço coletivo de combate à propagação do vírus.