Unespar tem vice reitor pró-tempore 03/05/2011 - 17:00

Foi empossado na última terça (3), em solenidade realizada na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), como vice-reitor pró-tempore da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Marco Aurélio Visintin.

Ao todo, a Unespar, uma das sete universidades estaduais públicas, terá um total de 12 mil alunos e 800 professores, entre efetivos e temporários. Participaram da posse dos novos dirigentes da instituição reitores, professores e representantes de instituições de ensino e de pesquisa e de vários órgãos de governo.

“Faz parte da política da SETI dar continuidade ao processo de implementação da Unespar, que funcionará como universidade multi campi e multi curricular, a fim de oferecer melhores condições de formação aos cidadãos”, destacou o secretário Alípio Leal.

Segundo ele, a eleição para reitor e vice-reitor da universidade deverá ocorrer dentro de um ano aproximadamente. “A definição da futura sede dessa universidade também deverá ser decidida democraticamente”, disse.

“A experiência que o vice-reitor apresenta, assim como, dos demais profissionais envolvidos, fará a diferença na resolução de todas essas questões. “Tenho certeza que vamos vencer essas etapas e avançar o quanto antes solucionando impasses e trabalhando no desenvolvimento de mais uma instituição paranaense”, afirmou.

Criada em 2001, a instituição reúne sete faculdades estaduais já pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino Superior: Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).

Reunião

Durante a tarde, os sete diretores das faculdades se reuniram com o secretário Alípio, o vice-reitor Visintin, a coordenadora do Ensino Superior, Sueli Édi Rufine, o assessor de Planejamento do Ensino Superior, Décio Sperandio, entre outros representantes para dar início aos trabalhos relacionados à universidade. No encontro, o grupo enumerou as principais providências a serem tomadas, que são: revisão do estatuto da instituição; elaboração do regimento; elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O projeto de lei, encaminhado em outubro do ano passado à Assembleia Legislativa, foi devolvido e, a partir de agora, os principais pontos serão analisados, discutidos e revistos para que, na sequência, passe pelo Grupo de Trabalho da Seti e também pelo Conselho Estadual de Educação.

GALERIA DE IMAGENS