Unespar sedia encontro de programas de extensão voltados para pessoas idosas 04/10/2024 - 17:20

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) sediou a 4ª edição do Encontro Paranaense da Pessoa Idosa Universitária (Eppiu 2024). O evento aconteceu entre 1º e 3 de outubro, reunindo 300 participantes com idade igual ou superior a 60 anos, com uma programação repleta de palestras, debates, oficinas e atividades esportivas.

O Governo do Estado apoiou a iniciativa por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). As atividades estão relacionadas aos programas das diferentes universidades voltados para a Terceira Idade, vinculadas às sete instituições estaduais de ensino superior, que envolvem ações de extensão.

Com o objetivo de elevar a autoestima, proporcionar novos conhecimentos e melhorar a qualidade de vida dos participantes, esses programas são estruturados em eixos estratégicos, que abordam assuntos como cultura e arte, esporte e lazer, direito e cidadania, entre outras temáticas importantes para esse público com mais de 60 anos. Atualmente, são beneficiadas cerca de duas mil pessoas em diversas regiões do Paraná.

Conteúdos relacionados a nutrição e alimentação saudável na terceira idade, práticas de artesanato com couro de peixe, o uso de plantas medicinais para o tratamento de questões de saúde e técnicas para fortalecer e preservar a memória foram apresentados nos formatos de oficinas e palestras coordenadas por professores das universidades estaduais. Em um show de talentos, os idosos demonstraram habilidades artístico-culturais.

Durante o evento, duas mesas redondas reforçaram o compromisso social das universidades com ações voltadas para pessoas com mais de 60 anos, assim como o fortalecimento de políticas públicas para essa parcela da população. Os debates foram conduzidos pelo diretor de ensino superior da Seti, Osmar Ambrosio de Souza, e representantes da Unespar e das universidades estaduais de Londrina (UEL), de Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), além do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa do Paraná (Cedipi) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OABPR).

O assessor técnico da Seti, José Maia, destaca a importância dessas iniciativas para a promoção da qualidade de vida das pessoas idosas. “Esses programas melhoram o bem-estar e ampliam o tempo de vida das pessoas, pois se sentem mais úteis e alegres, envolvidas em uma comunidade”, afirma o assessor que representa a secretaria no Cedipi.

LEGISLAÇÃO – Instituído pela Lei Estadual n.º 11.863/97, o Cedipi é um órgão que reúne representantes governamentais e da sociedade civil com o objetivo de assegurar o cumprimento da legislação relacionada aos direitos da pessoa idosa no Paraná. Também é responsável por propor políticas de promoção do bem-estar e da proteção dos idosos, assim como contribuir para a redução de preconceitos e a inserção socioeconômica, política e cultural dessa população.

GALERIA DE IMAGENS