UEPG terá curso de extensão de Mestre Queijeiros 19/07/2007 - 18:20

Paraná vai assimilar experiência de queijos franceses e organizará conferência na França
O município de Castro será beneficiado com uma Escola de Mestre Queijeiros. O projeto faz parte de um programa de intercâmbio entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a Província de Rhône-Alpes, da França. O intuito do programa é conhecer as tecnologias e meios de produção dos queijos franceses, para a viabilizar a criação de um curso de extensão de mestre queijeiros no Campus de Castro da UEPG.
A comitiva francesa de Rhône-Alpes se reuniu com representantes da SETI e da UEPG nesta sexta-feira, 20, quando foi formalizada a entrega do programa de intercâmbio que o pesquisador da universidade, Alessandro Nogueira, fará na França. Durante o encontro, a comitiva formalizou também um convite à secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, para coordenar uma conferência de reflexão sobre o papel social da universidade, a ser realizada no próximo mês de outubro, naquele país.
Intercâmbio
O intercâmbio será feito no Instituto Tecnológico do Queijo Francês e na Escola do Queijo de Rhône-Alpes. O objetivo é estruturar o curso de extensão com bases nos conceitos franceses de produção. “A idéia é montar um curso aqui no Paraná, o mais próximo do francês, afirma a coordenadora de Ciência e Tecnologia da SETI, Jackelyne Correia Veneza.
O município de Castro e toda a região serão beneficiados com a criação da Escola, com a geração de mais empregos e a produção de queijos diferentes com baixo custo, segundo o pesquisador Alessandro Nogueira. “Castro e toda a região da bacia leiteira, principalmente dos Campos Gerais, só tem a ganhar com isso”, afirma o pesquisador. Os queijos serão produzidos com tecnologia e de forma mais adequada. Pequenos e médios agricultores contarão com a assistência técnica dos novos mestres queijeiros. Assim, segundo ele, a UEPG poderá possibilitar novas linhas de pesquisas a respeito de queijos.