UEPG se consolida na geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico 29/10/2019 - 13:13

Divulgar resultados de pesquisas de Iniciação Científica (IC), proporcionar integração entre graduação e pós-graduação e discutir assuntos relevantes, propondo ações que favoreçam o crescimento e a consolidação das atividades de Pesquisa. Esses são alguns dos objetivos do XXVIII Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic 2019) e do V Encontro Anual de Iniciação Científica Júnior (Eaic Jr 2019) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizados nos dias 22 e 23 de outubro de 2019.

Com crescimento significativo ao longo dos anos, o Eaic se consolida como um dos principais eventos acadêmico-científicos do Paraná, alcançando em 2019 a marca de 586 trabalhos, entre apresentações orais e de pôsteres. “Devido à importância regional da UEPG na geração e difusão do conhecimento científico e tecnológico, assim como a proximidade com a sociedade e o setor produtivo, o Eaic também oportuniza a participação de estudantes, professores e pesquisadores de outras instituições de ensino públicas e privadas”, afirma o diretor de Pesquisa da UEPG, Rodrigo Rodrigues Matiello, responsável pelo evento.

Os trabalhos desta edição do Eaic foram desenvolvidos entre agosto de 2018 e julho de 2019, sob a orientação de professores pesquisadores das oito áreas de conhecimento, segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Exatas e da Terra; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Engenharias, Ciências Humanas; Ciências Sociais e Aplicadas; Linguística, Letras e Artes.

A abertura do evento contou com a palestra “A Vida Sisifiana do Acadêmico”, ministrada pelo Dr. Ronald Barry Martinez, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que abordou o esforço rotineiro dos estudantes e pesquisadores. No segundo dia do Eaic 2019 ocorreram as apresentações de trabalhos produzidos por estudantes dos programas de Bolsas de Iniciação Científica (BIC), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (Provic).

Outro destaque da programação técnica foi a realização da mesa redonda “Iniciação Científica, Pós-Graduação e os Rumos da Ciência”, que contemplou relatos de professores e estudantes de pós-graduação sobre as experiências acadêmicas de iniciação científica.

O EVENTO – Vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), o Encontro Anual de Iniciação Científica (Eaic) é um evento de natureza multidisciplinar, que abrange todas as áreas do conhecimento, visando à promoção e divulgação de pesquisas desenvolvidas por bolsistas e voluntários de programas de Iniciação Científica. Esses programas são amparados pelo CNPq, pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná e a própria UEPG.

Já o Programa de Iniciação Científica Junior concede bolsas para alunos regularmente matriculados em escolas públicas do Estado do Paraná, para o desenvolvimento de atividades vinculadas à Iniciação Científica e Tecnológica (ICT), nas instituições de ensino paranaenses e institutos de pesquisa. “A participação desses estudantes, por meio do Eaic Jr, possibilita o intercâmbio de conhecimento e experiências com os acadêmicos, estimulando a Ciência, a Pesquisa e a Inovação”, destaca o professor Giovani Fávero, pró-reitor de Pesquisa e Pós Graduação da UEPG.