UEPG promove Simpósio de Direito dos Campos Gerais 24/09/2010 - 18:30

Palestras e minicursos movimentam a programação do “I Simpósio de Direito dos Campos Gerais”, na próxima segunda-feira, dia 27, no Cine Teatro Pax. O simpósio se estende até 1º de outubro, numa realização do Setor de Ciências Jurídicas, Colegiado do Curso de Direito e do Centro Acadêmico Carvalho Santos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Com início às 19 horas, as palestras abordam temas atuais e relevantes para a formação do profissional do Direito e destacam a presença de renomados representantes da área no país. Também assinalam a busca pela ética na política, a execução penal e a justiça do trabalho.

Direcionados a diversas áreas, como criminalogia crítica, medicina forense e tribunal do júri, o minicursos serão ministrados por professores e profissionais da área, nos dias 27 e 29 de setembro e 1º de outubro, às 9h, em salas do Campus Central da UEPG. Os trabalhos científicos de alunos aprovados pela Comissão Avaliadora do Simpósio têm apresentação nos dias 28 e 30, às 9h, no Bloco “A”, do Campus Central. Os resumos serão publicados em anais no formato CD Room – com a respectiva numeração (ISSN). Para que deseja receber o certificado (50h), o curso é de R$ 50,00.

Programa do Simpósio

O programa de palestras do Simpósio traz os temas “Caminhos do processo civil contemporâneo” - 27/9 - (Luiz Rodrigues Wambier), “A importância da independência do ministério público em relação aos demais poderes na investigação da improbidade administrativa” – 28/9 - (Fuad Faraj, promotor de justiça), “Movimento “O Paraná que queremos na busca pela ética na política” - 29/9 - (José Lucio Glomb, presidente da OAB/PR, e Luiz Alberto Kubaski, presidente da OAB-PG, “Execução penal e cidadania global” (Paulo César Busato), “Reflexões sobre a justiça do trabalho contemporâneo: estrutura, princípios e temática evolutiva” - 30/9 - (Ubirajara Carlos Mendes, desembargador do TRT/PR), e “Crise da modernidade, teoria crítica e pluralismo jurídico” - 1º/10 - (professor Antonio Carlos Wolkmer).

No programa de minicursos, o Seminário apresenta os temas “Posse e ação possessória” – 27/9 – (Advodago Edmilson Schiebelbein – Sala A-203), “Lei da ficha limpa e suas implicações constitucionais” (professora doutora Eneida Desiree Salgado – Miniauditorio – Campus Central), “O papel do juiz na pacificação social – uma exposição sobre técnicas de conciliação” - 27/9 - (juíza de Direito Larissa Kopac Muniz – Sala A-225), “Ministério Público e Políticas Públicas” – 29/9 - (promotor de Justiça Sérgio Althaus – Sala-203), “Medicina Forense em debate” – 29/9 - (médica Valéria Abreu Lima – Miniauditório) e “Evolução do pensamento criminológico: a passagem do endógeno para o exógeno” (professor mestre Cléber Rigailo – Sala-225), “A súmula vinculante e a interpretação e aplicação do direito jurisprudencial: uma visão crítica” (professor mestre Luís Fernando Sgarbossa, da UFPR – Sala A-203), “A defesa do Tribunal do Júri” (advogado criminalista Emerson Ernani Woyceichoski – Miniauditório) e “Aspectos práticos do processo de execução civil” (juiz de Direito Luiz Henrique Miranda – Sala – A-225).