UEPG oferece cursos a servidores do Sistema Penal do Paraná e dos Ceebjas 19/08/2019 - 09:49

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) fechou acordo de cooperação com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, por meio do Departamento Penitenciário (DEPEN) e da Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN).

De acordo Rauli Gross Junior, chefe de gabinete da Reitoria e professor da UEPG, “o objetivo é fornecer cursos de formação e aperfeiçoamento de servidores do Sistema Penal do Paraná e servidores dos Ceebjas que atuam no Sistema Penal, como professores e agentes educacionais”, explica.

“Nesse primeiro semestre, nós fizemos algumas reuniões com o departamento penitenciário para definir as próximas ações. O objetivo é ofertar cursos de formação e de aperfeiçoamento profissional para os funcionários do Depen na área de gestão pública, de tecnologias para a ação penitenciária e forense. Além disso, temos a previsão para um mestrado profissional em segurança pública”, afirma Carlos Jaques Moraes, professor e diretor do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead).

O servidor da Secretaria Pública de Segurança, André Leonardo Severo, afirma que essa é a primeira gestão da UEPG que realiza uma parceria efetiva com o Depen e que os cursos são importantes para a disseminação do conhecimento. Segundo o professor Carlos, as ações visam estreitar a relação da UEPG com a Sesp e é uma maneira da instituição contribuir, principalmente, no campo do direito e da ação social. “Além de fornecer os cursos para os funcionários do Depen, pretendemos também expandir para todo o sistema de segurança pública do Estado do Paraná”, afirma.

Rauli Gross Junior conta também que o acordo de cooperação prevê o desenvolvimento de projetos de capacitação dos apenados, com foco na ressocialização, tendo ainda como objetivo expandir as áreas de trabalho dos apenados junto à UEPG em obras de urbanização e manutenção patrimonial”.