UEPG inaugura prédio do Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais 02/08/2019 - 10:06

A UEPG inaugurou nesta semana o prédio do Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (Cetep). O espaço contempla uma demanda dos cursos de pós-graduação, graduação e grupos de pesquisa dos setores de Ciências Humanas, Letras e Artes e de Ciências Sociais Aplicadas, com uma abordagem multiusuária, de compartilhamento de espaços e equipamentos.

Os recursos foram destinados pela Superintendência de Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em 2017, a partir de valores recebidos pela instituição via FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos). No projeto, constam a criação do Cetep e do Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais (Litec), em andamento.

O Cetep fica próximo aos blocos E e F do Campus Uvaranas e conta com salas para grupos de pesquisa, núcleo de publicações, centro de memória e acervo multidisciplinar. Como conta o professor Miguel Sanches Neto, reitor da UEPG, o espaço será utilizado por pesquisadores das pós-graduações ligadas às áreas de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas. "Estes programas já estão crescendo, e acredito que com o Cetep irão crescer ainda mais", projeta.

O professor Giovani Favero, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UEPG, afirma que o espaço deve aumentar o dinamismo da pesquisa nestas áreas. "Queremos que o Cetep seja um centro onde possam convergir pesquisas nesta área, e várias áreas poderão atuar em parceria", conta Giovani.

"Esse espaço vai garantir uma troca tecnológica entre os grupos de pesquisa em Ciências Humanas e Sociais", comemora o coordenador do Cetep, professor Edson Armando Silva. Ele destaca ainda a importância do ambiente compartilhado pelas revistas científicas, que deve permitir a troca de experiências e superação de dificuldades compartilhadas.

O professor Miguel destaca ainda que a inauguração do CETEP fecha um ciclo, que começou com a submissão de um projeto ao Finep por um grupo de professores da área de Humanas. "Agradecemos às gestões anteriores, que iniciaram esta obra, que concluímos e inauguramos como a primeira da nossa gestão. Existe um simbolismo muito forte, de a primeira obra inaugurada pela nossa gestão ser justamente da área de humanas e sociais".

Multiusuário

A filosofia de laboratórios multiusuários, que são compartilhados por pesquisadores de várias áreas de conhecimento, permite que equipamentos de grande porte e que demandam investimentos vultosos possam servir a um público maior, tanto dos programas de pós-graduação quanto dos cursos de graduação.

O Cetep faz parte do Complexo de Laboratórios Multiusuários da UEPG (C-Labmu). Além do laboratório multiusuário que funciona atualmente no bloco CIPP, também integram este complexo outros laboratórios setoriais: os Laboratórios multiusuários do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde (Labmu-Sebisa), a Central Multiusuária de Pesquisas Avançadas para Tecnologias do Agronegócio (CT-Agro) e o Laboratório de Integração Tecnológica em Ciências Humanas e Sociais Professora Dra. Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros (Litec). Nos próximos meses, o C-Labmu deve ocupar também um novo prédio, construído para o complexo ao lado do PDE.

Obras

O prefeito do Campus, Eduardo Pereira, conta que o compromisso da atual gestão da universidade é finalizar as obras que estavam em andamento ou paralisadas nos campi e órgãos da UEPG. "Até julho do próximo ano, nossa intenção é finalizar todas as obras, para iniciar novos projetos, que já estão em desenvolvimento", antecipa.