UEPG garante agilidade e efetividade nos atendimentos via Whatsapp 26/09/2019 - 17:24
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza, em média, 180 atendimentos por mês via Whatsapp pelo programa “UEPG Mais Segura”. A iniciativa auxilia no atendimento de ocorrências que envolvam a segurança dos Campi. Segundo o reitor da instituição, Miguel Sanches Neto, ”a vigilância do Campus de Uvaranas é realizada de forma intensiva e protetiva, permitindo que as pessoas acionem os nossos vigilantes quando há qualquer tipo de perigo ou anormalidade. Para isso, é muito importante o Whatsapp que, atualmente, é um dos canais mais rápidos de comunicação e permite a agilidade de ações voltadas à proteção da população interna e externa que frequenta os nossos campi”, ressalta.
Conforme o vice-reitor, Everson Augusto Krum, “o programa ‘UEPG Mais Segura’ envolve a participação de servidores, agentes universitários, professores e estudantes em atividades de lazer e convivência, assim como, permite ações voltadas para que a comunidade externa à universidade venha ao Campus Uvaranas. Desenvolveremos e faremos ainda outras atividades que possibilitem a utilização dos espaços, promovendo passeios, corridas, caminhadas e competições”, afirma.
Com o objetivo de intensificar ainda mais a segurança, Josué Linhares de Lara, Diretor de Segurança e Apoio, explica que “foi implantado o serviço de rondas alternadas no Tático Móvel, com viaturas caracterizadas com giroflex que realizam rondas preventivas e ostensivas, nos turnos de serviço em todas as vias do Campus de Uvaranas”. Além disso, a segurança também realiza a fiscalização com o serviço Tático de Moto com giroflex “que percorrem os locais mais movimentados, principalmente nas proximidades dos blocos, locais em que o Tático com veículo não tem acesso”, afirma.Atualmente, a seção de Vigilância Patrimonial conta com 198 câmeras no Campus de Uvaranas e outras 60 no Campus Central. Recentemente foram instaladas mais 70. Todas as câmeras ativas são visualizadas na Central de Monitoramento, que funciona 24 horas. De acordo com Josué Linhares, “a Seção de Paisagismo também tem realizado podas nas árvores nos locais de maior risco, que estavam dificultando aos agentes de segurança interna a visualização de possíveis elementos suspeitos, o que aumentou a segurança nos referidos locais”, explica o diretor.
Os investimentos em segurança vêm garantindo maior tranquilidade à comunidade acadêmica, assim como a comunicação via Whatsapp que torna mais ágil as ações dentro da universidade. O recurso foi fundamental para a resolução rápida do caso registrado na noite desta quarta-feira (26), quando a vigilância do campus Uvaranas recebeu o comunicado de que havia um menor, pertencente à comunidade do bairro, sobre a caixa d’água do Bloco do Curso de Educação Física.
A equipe acionou imediatamente a polícia e o corpo de bombeiros, que conseguiram frustrar a tentativa de suicídio. Por volta das 22h50, os bombeiros conseguiram retirá-lo e o encaminharam para o Pronto Socorro. Apesar do menor não pertencer à comunidade acadêmica, a universidade enfatiza que criou o UEPG Abraça, serviço que presta atendimentos, desde o ano passado, voltado à saúde mental, com foco também na prevenção ao suicídio.
O programa é formado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia e psiquiatria, este último, em caso de encaminhamento para uso de medicação. O atendimento ocorre das 8h às 19h e é destinado a diversos públicos, assim como, grupos específicos como usuários de álcool e drogas, pacientes com transtornos mentais como depressão e ansiedade e grupos LGBTS+.
A UEPG Abraça funciona desde novembro de 2018 e trabalha com atendimentos psicossociais e ações específicas, como atividades de relaxamento, Reiki, massoterapia e alongamento. Durante este mês, a UEPG intensificou a divulgação do serviço através da campanha Setembro Amarelo.