UEPG, UEL e UENP divulgam resultado das consultas para reitores 25/04/2022 - 10:00

As universidades estaduais de Ponta Grossa (UEPG), de Londrina (UEL) e do Norte do Paraná (UENP), divulgaram os resultados das consultas públicas realizadas para eleger os novos reitores e vice-reitores, que exercerão o mandato no período de 2022 a 2026.

Nos Campos Gerais, a chapa formada pelos professores Miguel Sanches Neto e Ivo Mottin Demiate, foi eleita com 56,9% dos votos. A consulta realizada de forma presencial, contou com a utilização do sistema eletrônico desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) para auxílio no registro da votação. A apuração ocorreu na última quarta-feira (13), no campus Uvaranas, da UEPG. No total, 3.693 integrantes da comunidade universitária foram às urnas, entre docentes, servidores e alunos dos cursos presenciais e da educação a distância.

Na UEL, pela primeira vez, a consulta pública foi realizada de forma totalmente online, por meio do Sistema SAELE. A chapa dos professores Marta Favaro e Airton Petris venceu o pleito em 1º turno com 58% dos votos válidos. Ao todo 9.939 estudantes, professores e agentes universitários participaram da votação no dia 12 de abril, número superior ao registrado em 2018. A posse da nova reitora e vice-reitor está marcada para 10 de junho.

Os professores Fábio Antonio Neia Martini e Ricardo Aparecido Campos foram eleitos para os cargos de reitor e vice-reitor da UENP com 50,65% dos votos. A consulta foi realizada no dia 25 de março. Na ocasião, 1.878 docentes, agentes universitários e alunos compareceram às urnas em 28 seções de votação.

O Conselho Universitário de cada uma das universidades deverá se reunir nos próximos dias para ratificar os resultados das consultas e encaminhar as listas com os nomes indicados para assumirem os cargos ao Governo do Estado, responsável pela aprovação e nomeação dos reitores e vice-reitores.

PRÓXIMAS ELEIÇÕES - O calendário eleitoral para a escolha da nova reitoria da Universidade Estadual de Maringá (UEM) prevê que a votação será no dia 16 de agosto, para o primeiro turno, e no dia 30 de agosto, em caso de segundo turno. Os eleitos para a gestão 2022-2026 serão empossados em 10 de outubro.

Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o pleito para eleição dos novos dirigentes está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2023, para a gestão 2024-2027, já na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), a votação será realizada no final de 2024.