UENP/Fafija inicia comemorações aos 50 anos 17/06/2009 - 15:53

O Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Norte Pioneiro (UENP), antiga Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (Fafija), inicia nesta quarta-feira (17) as comemorações aos seus 50 anos. Na programação estão incluídas uma série de atividades destinadas a toda a sociedade do Norte Pioneiro e também à comunidade acadêmica. A UENP/Fafija é uma das 13 Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES) vinculadas à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
As comemorações iniciam às 19h30min, no Anfiteatro da UENP/Fafija, com uma Missa de Ação de Graças e posteriormente uma Sessão Solene de Outorga de Título de Cidadão Honorário ao Reverendíssimo Dom Fernando José Penteado, reitor da UENP, e à professora Cassia Eclecy Pimentel Rocha Faleiros, que foi por duas vezes diretora da instituição. Na quinta-feira (18), acontece às 19h30min o lançamento do Selo Comemorativo aos 50 anos, além de festa popular com a Banda Jair Supercap Show, na Praça dos Estudantes. Na sexta-feira (19), às 20h, acontece a inauguração da ampliação da biblioteca Professor Silvio Tavares e um jantar de confraternização, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), com a Banda Inox.
Criada em 17 de junho de 1959, a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho nasceu a partir da persistência e determinação de três figuras: Dom Geraldo de Proença Sigaud, Benedito Moreira, o então prefeito de Jacarezinho, e o professor Rodrigo Otávio Torres Pereira. Por entenderem que a cidade possuía uma sociedade bem estrutura e um grau de cultura elevado, os três uniram-se para pleitear a criação da primeira Faculdade Estadual do Norte Pioneiro.
Segundo a secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Pupatto, completar 50 anos é um marco muito importante. “Orgulha-nos muito perceber que a UENP/Fafija avançou consideravelmente. Os investimentos realizados em infraestrutura, em materiais, equipamentos laboratoriais e no corpo docente oferecem hoje aos estudantes adequadas condições para o ensino, a pesquisa e a extensão. Gostaria de desejar parabéns à comunidade Fafija por esta importante conquista e que os próximos anos sejam repletos de realizações”, disse.
Para diretora da UENP/Fafija, Ilca Maria Setti, é um privilégio dirigir a faculdade no  momento em que ela completa 50 anos. “É uma história muito longa, muito bonita e de muita luta. As vitórias foram esforços da equipe de professores e de funcionários, que não mediram esforços para transformar a faculdade no que ela é atualmente. Também podemos contar com um governador que tem um olhar diferenciado para o Ensino Superior  e uma secretária de Ensino Superior que está envolvida em todo esse processo. Posso dizer que 80% das nossas necessidades foram atendidas”, concluiu.
Nos últimos cinco anos, a UENP/Fafija recebeu da Seti um montante R$ 2,5 milhões em investimentos. Com isso, foi possível ampliar e aumentar o número de salas de aula, construir e equipar laboratórios, ampliar a biblioteca, instalar novos programas e projetos, entre outras aquisições. A área construída da instituição aumentou em 54% nos últimos quatro anos, de 3100 m² para 4794 m².
Hoje, a UENP/Fafija conta com sete cursos de graduação e quatro especializações nas áreas de Letras, Educação e História. Com cerca de 1800 alunos, 70 professores e 15 técnicos, a UENP/Fafija é a maior e mais antiga instituição no Norte Pioneiro.
Serviço:
Comemoração aos 50 anos UENP/Fafija
17 de junho – Quarta-feira
19:30h – Missa de Ação de Graças
20:30h – Sessão Solene de Outorga dos Títulos de Cidadão Honorário ao Reverendíssimo Dom Fernando José Penteado e à professora Cassia Eclecy Pimentel Rocha Faleiros
Local: Anfiteatro UENP/FAFIJA
18 de junho – Quinta-feira
19:30h – Lançamento do Selo comemorativo aos 50 anos
Local: Anfiteatro UENP/FAFIJA
20:00h – Festa popular com a Banda Jair Supercap Show
Local: Praça dos Estudantes
22:00h – Queima de fogos