UENP prorroga prazo de inscrição para bolsistas de ensino de inglês em EAD 01/02/2021 - 16:23

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) prorrogou até a próxima quarta-feira (3) o prazo para inscrição no processo seletivo de bolsistas para o Programa Ganhando o Mundo, que vai promover o intercâmbio de cem estudantes do Ensino Médio da rede pública em instituições escolares da Nova Zelândia. De acordo com os editais, para as sete vagas previstas, podem se inscrever profissionais e estudantes da graduação, que vão desenvolver atividades de tutoria e orientação pedagógica.

A iniciativa tem amparo no Programa Paraná Fala Idiomas e conta com o apoio da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e da Unidade Gestora do Fundo Paraná (UGF), e a parceria da Universidade Virtual do Paraná (UVP).

“Esperamos contribuir para a formação inicial e continuada dos professores de Língua Inglesa, além de oportunizar aos jovens paranaenses a aprendizagem do idioma estrangeiro, de forma dinâmica e acessível”, afirma a coordenadora de Relações Internacionais da UENP, professora Eliane Segati Rios Registro, destacando que “as universidades desempenham papel social de aproximação com a comunidade, inclusive com ações voltadas à Educação Básica”.

Ela ressalta que o intuito é “auxiliar na qualificação do ensino, contemplando os profissionais em formação para a inserção no mercado de trabalho, assim como a qualificação cultural da sociedade, a partir do conhecimento e aprendizado de outros idiomas”.

Para a função de orientador pedagógico são ofertadas duas vagas para profissionais graduados em Letras Português/Inglês em uma das sete Universidades Estaduais do Paraná. Preferencialmente, os candidatos devem integrar o quadro próprio de uma dessas instituições de ensino superior. Nessa modalidade, a bolsa será de R$ 1.030 mensais, com dedicação de 20 horas semanais ao projeto.

Na função destinada aos estudantes de graduação, são ofertadas cinco vagas, para atuação como tutor/professor, com bolsa mensal no valor de R$ 745 mensais, e dedicação de 20 horas semanais presenciais. Os interessados devem estar matriculados no curso de Letras/Inglês, em uma das sete Universidades Estaduais. Além de conhecimentos em informática, os candidatos devem dispor de nível linguístico B1 em Língua Inglesa, conforme os parâmetros internacionais medidos pelo Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR).

Os bolsistas selecionados vão desenvolver as atividades em sistema de Educação a distância (EaD) nas respectivas cidades de origem e campi universitários. Todas as informações estão detalhadas nos editais (aqui) publicados no site da Coordenadoria de Relações Internacionais da UENP.

INTERCÂMBIO – Desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, o Ganhando o Mundo tem como finalidade fomentar oportunidades de intercâmbio para estudantes de Ensino Médio das escolas estaduais. Um dos objetivos é incentivar a autonomia dos jovens, diante da experiência de residir em outro país.

Nesta primeira edição do programa, os intercambistas vão aperfeiçoar a língua inglesa na formação acadêmica em instituições de ensino da Nova Zelândia, no sudoeste do Oceano Pacífico. A expectativa é que a viagem ocorra no segundo semestre de 2021, desde que não haja restrições decorrentes da pandemia do novo coronavírus.

Na fase seletiva inicial, que tinha como critério avaliativo as notas e a frequência relativas ao ano letivo de 2020, foram classificados 363 estudantes, cada um representando um dos 399 municípios do Estado. As 36 cidades restantes não tiveram inscritos com enquadramento em todos os requisitos.

A lista com os nomes dos candidatos aprovados nessa primeira etapa foi publicada no Diário Oficial do Estado, na quinta-feira, 28 de janeiro, e está disponível no site do programa: ganhandoomundo.pr.gov.br.