UENP inaugura unidades acadêmicas em Bandeirantes, Cornélio Procópio e Jacarezinho 01/07/2022 - 14:20

A Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) inaugurou, nessa quinta-feira (30), novas unidades acadêmicas nos câmpus de Cornélio Procópio, Jacarezinho e Luiz Meneghel, em Bandeirantes. A principal estrutura é o Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação, no município de Jacarezinho, que tem como objetivo impulsionar atividades de ensino, extensão, pesquisa e inovação no Norte Pioneiro.

Com investimento de recursos públicos da ordem de R$ 259,5 mil, a estrutura ocupa área com mais de 120 mil metros quadrados, cedida pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). O empreendimento conta com o Museu de Arte e Cultura Popular do Norte do Paraná e o Centro de Documentação Histórica (CDH). O local tem ainda duas pistas esportivas – uma com 3 quilômetros para corrida Cross Country, modalidade em que atletas competem em terreno acidentado com obstáculos naturais; e outra com 3,5 quilômetros para Mountain Bike Cross Country Olímpico (MTB-XCO), ciclismo praticado em trechos acidentados e com declives.

Para o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, esse conjunto de instalações inauguradas é de fundamental importância para o desenvolvimento das potencialidades regionais. “A ideia é contribuir para desenvolvimento regional e atender às demandas da população. De modo particular, o parque da UENP é um espaço de acolhida de toda a população, e que pode demonstrar a riqueza cultural e histórica dessa região, e desenvolver ensino, pesquisa e extensão de qualidade, favorecendo a integração entre a universidade e sociedade”, afirmou.

A reitora da UENP, professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan, destacou a relevância regional do parque no âmbito do esporte e do lazer. “O novo espaço representa um compromisso institucional com o lazer e a socialização da comunidade, a partir de atividades culturais e educativas e práticas desportivas, com foco na melhoria da qualidade de vida da população. Os benefícios serão imediatos para toda a população do Norte paranaense”, salientou.

INOVAÇÃO – O Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP também vai abrigar a Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Aitec) e a Agência de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni). Os projetos arquitetônicos das instalações já estão prontos, aguardando a contratação de empresas especializadas para o início das obras. A expectativa é que ambas as unidades sejam entregues até o final deste ano.

A primeira é responsável pelas políticas institucionais de Ciência, Tecnologia e Inovação e disseminação da cultura empreendedora na comunidade universitária. Além de fomentar a transferência de tecnologia, a Aitec auxilia pesquisadores em processos de patenteamento e registro de produtos e processos. A agência também reúne as empresas juniores compostas por estudantes de graduação e oferece uma incubadora para projetos inovadores de empresas de base tecnológica com potencial de mercado.

Ageuni faz parte de uma estratégia governamental, no âmbito do Programa de Estímulo às Ações de Integração Universidade, Empresa, Governo e Sociedade. Idealizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), esse programa destinou R$ 1,5 milhão para a implantação de agências nas sete universidades estaduais, a fim de incentivar o desenvolvimento socioeconômico local e regional, aumentar a competitividade de empresas e agregar tecnologia aos processos de produção de bens e serviços.

CULTURA E ESPORTE – Nesta sexta-feira (1º), alunos de escolas públicas de Jacarezinho farão visitas guiadas à exposição “Minha terra, que delícia! Quantos carnavais…”, uma mostra composta por obras do coletivo de artistas locais Novo Prisma. No sábado (2), o parque promove a cultura negra – às 14 horas, a ialorixá Carmem de Xangô ministra oficina sobre culinária afro-brasileira; e às 15 horas, o Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Acadêmicos Capiau lança o documentário “As matriarcas do samba: as baianas do carnaval de Jacarezinho”.

No domingo (3), o parque universitário vai promover um festival com programação musical e desportiva. No início da manhã, às 7h30, 70 atletas participarão de um treino de Cross Country. Em seguida, às 8h30, 100 ciclistas integram uma competição de Mountain Bike Cross Country Olímpico.

A partir de 10 horas, o público poderá aproveitar shows musicais com as bandas Primeira Dose, de Jacarezinho, e Choro do Tiozão, de Ourinhos (SP). Também haverá uma programação especial para crianças, além de food trucks e exposição de artesanatos, carros antigos e bicicletas.

CORNÉLIO PROCÓPIO – Ocupando uma área superior a 6 mil metros quadrados, o recém-inaugurado Pavilhão Sérgio Roberto Ferreira abriga os blocos G e H do Câmpus da UENP em Cornélio Procópio. A obra foi realizada com recursos da ordem de R$ 7,5 milhões do Tesouro Estadual. A estrutura conta com 17 salas de aula, 30 laboratórios de ensino e pesquisa, auditório, banheiros, salas de professores, sala de atendimento para estudantes de cursos de pós-graduação.

BANDEIRANTES – Com investimento de R$ 250 mil do Fundo Paraná – dotação de fomento científico e tecnológico administrada pela Seti – a UENP inaugurou o Laboratório de Diagnóstico Molecular (DiagMol Lab), no Câmpus Luiz Meneghel, em Bandeirantes. Os recursos foram aplicados na aquisição de materiais e equipamentos, como cabine de segurança, ultrafreezer e robô extrator de ácidos nucleicos. Com 36 metros quadrados, o laboratório será utilizado para diagnósticos moleculares, com aplicação nas áreas da Agronomia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, além da saúde humana.

Parque Universitário de Ciência, Cultura e Inovação da UENP

Av. Marciano de Barros, nº 700 – Estação – Jacarezinho