UENP inaugura auditório com presença de Lygia Pupatto e estudantes franceses 16/11/2009 - 16:40

A Universidade Estadual Norte do Paraná (UENP), Campus Bandeirantes, inaugurou um novo espaço para debates e seminários, o auditório Thomaz Nicoletti. Com investimento de R$ 800 mil da Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), o espaço tem infra-estrutura para receber 420 pessoas.
A secretária de Estado Lygia Pupatto, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, participou da solenidade de inauguração nesta sexta-feira (13), que também contou com a presença de dez estudantes extensionistas da Universidade de Lyon, na França.
O grupo de estudantes veio ao Paraná para conhecer o programa de extensão universitária Universidade Sem Fronteiras. A intenção dos franceses é conhecer os mecanismos de funcionamento do programa da Seti para implementação nas Universidades da França. Os estudantes foram recepcionados com o Seminário sobre o Universidade Sem Fronteiras, finalizado com uma Oficina de Fotografia ministrada pelo professor Roberto Pitella.
“Nos impressionamos com o programa por ele não ser concentrado em apenas uma universidade, ele acontece em todo o Estado do Paraná. As universidades estão integradas, diferente do acontece na França. É um programa que beneficia toda a comunidade e possibilita a oportunidade de experiência para os estudantes”, disse o estudante francês Anthony Michel.
Atualmente a UENP desenvolve 20 projetos  pelo Universidade Sem Fronteiras, que estão distribuídos pelos três campi: Cornélio Procópio, Bandeirantes e Jacarezinho.
Segundo o diretor do campus de Bandeirantes, Eduardo Rando, as universidades ganharam muito com a administração do atual governador do do Paraná, Roberto Requião, que tem investido com transparência no ensino superior do Estado. “As mudanças que aconteceram na UENP depois de sua estadualização trouxeram enormes benefícios e esse auditório que está sendo inaugurado é mais um presente significativo que a SETI nos viabilizou”, comentou emocionado.
A solenidade emocionou também a Secretária Lygia Pupatto, que relembrou seu primeiro emprego na antiga Faculdade Luiz Meneguel (FALM), atual UENP. “É com muita felicidade que retorno a Bandeirantes, ao lugar onde consegui meu primeiro emprego, principalmente para a inauguração de uma obra como essa, é mais um espaço para debates, qualificando ainda mais a Universidade”, disse Lygia.
A secretária também ressaltou a importância da presença dos estudantes nas universidades do Paraná. “Quando colocamos estudantes de países distintos lado a lado, a troca de conhecimento que se faz é riquíssima para a bagagem cultural de cada um. Vemos que realmente não há fronteiras para o programa”, afirmou.