UENP assina acordos internacionais com universidades do Chile 25/10/2019 - 15:38

A reitora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Fátima Aparecida da Cruz Padoan, e a coordenadora de Relações Internacionais, Eliane Segati Rios Registro, realizaram missão no Chile. A viagem, organizada pela Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), aconteceu entre 30 de setembro e 4 de outubro por diversas cidades chilenas.

A Abruem assinou convênio de cooperação em relações internacionais com o Conselho de Reitores das Universidades Chilenas (CRUCH). Participaram da assinatura o vice-presidente Executivo do Conselho, reitor Aldo Valle Acevedo, a secretaria geral María Elena González e diretores de Relações Internacionais de universidades filiadas ao CRUCH.

Durante a Missão, a UENP também assinou acordos de cooperação com diversas universidades chilenas, entre elas a Universidad Academia de Humanismo Cristiano (UAHC). O acordo fortalece o ensino de graduação e pós-graduação na área de Geografia e, no futuro, também poderá ser estendido aos cursos de Pedagogia de ambas as partes.

Assinaram o acordo, que estimula o intercâmbio entre docentes e discentes das duas instituições, a reitora e a diretora de Relações Internacionais da UENP, além do reitor da UAHC, Álvaro Ramis, do vice-chanceler Acadêmico, Fabián González e do vice-chanceler de Desenvolvimento Institucional, Macarena Barahona.

A reitora Fátima Padoan destacou o acordo como uma possibilidade de ampliar e tornar mais eficaz o relacionamento com universidades chilenas. “O acordo permitirá um intercâmbio com estudantes da nossa universidade. Também temos expectativas de novos programas e empregos. Esse intercâmbio de alunos e professores será extremamente positivo”, explicou.

Para o Álvaro Ramis, a assinatura do acordo com a universidade brasileira será muito importante para ambas as instituições. “A Universidade Estadual do Norte do Paraná é uma universidade inovadora e que está realizando projetos de grande impacto social na área em que está localizada. Isso poderá contribuir muito para o projeto educacional da UAHC, dado o perfil social que ambas as instituições possuem”, afirmou. Ele relata ainda que o acordo ocorre no momento em que a internacionalização da  Academia está sendo fortalecida e que a Universidade tem muito interesse em conhecer experiências que a ajudem a melhorar cada vez mais seu ensino.

A UENP também assinou acordos de colaboração com a Universidad de La Frontera (UFRO), na região de La Araucanía. O documento foi assinado pelo reitor da UFRO, Eduardo Hebel Weiss. A Universidade paranaense também realizou acordo de estímulo ao intercâmbio docente e discente com a Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), na presença do Coordenador de Cooperação Internacional da PUCV, Rodrigo Coloma e, ainda, com a Universidad Viña del Mar, na região de Valparaíso, com a presença de Carlos Isaac Pályi, reitor da instituição.

O relatório completo da missão é público e está disponível no link https://tinyurl.com/y3yakmuf