UENP abre inscrições para Mestrado Profissional em Educação Inclusiva 18/08/2020 - 13:40
Estarão abertas, a partir de amanhã (18), as inscrições para a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei). Na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), o programa é ofertado em formato multicampi, contando com um total de 22 vagas, e será desenvolvido pelos professores que atuam nos Núcleos de Educação Especial Inclusiva (Nespi) do Centro de Educação em Direitos Humanos (Cedh) de cada campus.
Em função da pandemia do novo coronavírus, o processo seletivo será totalmente online e as inscrições irão até o dia 04 de setembro. Maiores informações serão disponibilizadas no site do programa, que pode ser acessado clicando aqui.
Incorporado ao Programa de Mestrados Profissionais para Professores da Educação Básica (ProEB), o Profei tem como público alvo professores em efetivo exercício na Educação Básica e atuando em escolas ou CMEIs da rede pública de ensino. Está constituído por três linhas de pesquisa, sendo elas: 1- Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 2 -Práticas e Processos Formativos de Educadores para Educação Inclusiva; e 3- Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva.
Confira a distribuição das vagas entre os campi da Unespar no quadro abaixo:
Universidade Estadual Do Paraná - Unespar |
CAMPUS E NÚMERO DE VAGAS |
22 vagas |
Campus Curitiba I/Embap - 1 vaga Campus Curitiba II/FAP - 4 vagas Campus Paranavaí - 3 vagas Campus Campo Mourão - 2 vagas Campus Apucarana - 3 vagas Campus União da Vitória - 4 vagas Campus Paranaguá - 5 vagas |
O PROGRAMA - O Profei nasce de uma demanda posta pela Política Brasileira de Inclusão que visa o aprimoramento profissional dos professores atuantes nas Redes Públicas de Ensino nas etapas da Educação Básica. A formação continuada está em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC). O objetivo é desenvolver um processo formativo profissional para uma sociedade inclusiva, com metodologias inovadoras para construir habilidades e competências dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, no contexto social, familiar e profissional. O programa é ofertado em Rede Nacional, contando com a participação de instituições de ensino superior públicas das de todas as regiões do país e já iniciando o processo de mobilidade/internacionalização com a participação da Universidade Aberta de Portugal.
O programa é semipresencial, com atividades presenciais desenvolvidas nos polos.