UEM inaugura mais quatro laboratórios de informática 20/09/2010 - 09:00

Os cursos de Farmácia, Engenharia de Produção, Biologia e Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) têm novos laboratórios de informática. Os equipamentos foram entregues na manhã desta segunda-feira (20) pelo reitor Décio Sperandio e o vice-reitor Mário Azevedo. Também foi inaugurado o Laboratório de Difração de Raios X do Departamento de Física.

Sperandio informou que, até a próxima semana, a entrega dos laboratórios estará finalizada. “Devemos destacar ainda como conquistas para melhoria do ensino, a instalação de kits sala de aula, composto de datashow, tela branca e computador do professor, e a implantação da rede wireless”, disse. Os cerca de 300 kits foram instalados em todas as salas de aula do campus sede e de outros campi.

A UEM foi a instituição que obteve mais recursos dentro do Programa Universidade em Movimento/Seti. Dos quase R$ 14 milhões, cerca de R$ 8,5 milhões foram destinados a obras. A UEM conseguiu 1.620 computadores para a graduação e iniciou o processo de adequação de espaço físico para sua instalação. Além desses, a Universidade recebeu mais 110 equipamentos juntamente com mesas e cadeiras da Universidade de Paranaguá.

Outras conquistas citadas foram os novos cursos de graduação e de pós-graduação que iniciam no próximo ano. Ao todo, a UEM terá 65 cursos de graduação, 36 de mestrado e 20 de doutorado.

FÍSICA – Na solenidade de entrega do Laboratório de Informática de Física, no bloco G-67, com 18 computadores, o chefe do Departamento, Paulo Ricardo Garcia Fernandes, falou sobre a satisfação de ver o anseio de décadas em ter um laboratório equipado concluído. O coordenador do Laboratório de Difração de Raios X, Andréa Paesano Junior, informou que o laboratório conta com um aparelho de difração de raios X, vindo do Japão, e que será possível dar sequência ao trabalho de colaboração à Marinha, contribuindo com o desenvolvimento da área nuclear brasileira. O aparelho custou cerca de R$ 80 mil, custeados pela Capes. A UEM entrou com a parte do desembarace alfandegário. Segundo Paesano, a parte da UEM é a difração de Raios-X das amostras e a espectroscopia Mössbauer.