UEM articula projeto para atração de investimentos para Maringá e região 29/01/2021 - 16:40

Na quinta-feira, 28 de janeiro, o reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Julio César Damasceno, se reuniu com o prefeito de Ângulo, Rogério Aparecido Bernardo, que preside a Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep). Na ocasião, foi discutida a realização de uma pesquisa sobre as oportunidades econômicas existentes em 30 cidades das regiões norte e noroeste do Paraná, que compõem a jurisdição da Amusep.

O objetivo é agrupar informações sobre parques industriais, leis de incentivos fiscais, espaços físicos disponíveis para implantação de empresas, infraestrutura de energia elétrica e da rede de água e esgoto, entre outros aspectos, como o perfil da mão de obra qualificada.

A pesquisa será conduzida pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da UEM, abrangendo a elaboração do questionário, que será aplicado nas prefeituras municipais, e a estruturação do panorama com os dados coletados. “O intuito é promover ações que resultem na abertura e manutenção de empregos e estimulem a geração de riqueza nos municípios”, afirmou o reitor Júlio, destacando a importância da metodologia e fundamentação científica.

A iniciativa também está em consonância com as premissas da Unidade Mista de Desenvolvimento Territorial (UMDT), que consiste em uma parceria estratégica, firmada entre a UEM e a Amusep, com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná - Iapar-Emater (IDR Paraná) e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná.

A pesquisa vai distinguir os nichos de mercado, a fim de proporcionar segurança a possíveis investidores e melhorar o ambiente de negócios nas cidades envolvidas. “Com o material em mãos, vamos repassá-lo para as agências de atração de investimentos, no âmbito Estadual e Federal, entre outras instituições nacionais e internacionais”, sinalizou o prefeito Rogério.

Durante o encontro, o secretário Municipal de Assuntos Metropolitanos e Institucionais de Maringá, Fausto Eduardo Herradon, ressaltou a possibilidade de identificar e multiplicar experiências de sucesso na Gestão Pública. “Um diagnóstico detalhado das potencialidades é essencial para a elaboração de programas de atração de investimentos e para acelerar o desenvolvimento socioeconômico da região”, destacou.

No noroeste paranaense, além de Maringá e Ângulo, a área de jurisdição da Amusep abrange os seguintes municípios: Atalaia; Colorado; Doutor Camargo; Floraí; Floresta; Flórida; Iguaraçu; Itaguajé; Itambé; Ivatuba; Lobato; Mandaguaçu; Marialva; Nova Esperança; Ourizona; Paiçandu; Paranacity; Presidente Castelo Branco; Santa Inês; São Jorge do Ivaí; Sarandi; e Uniflor. E da região norte do Estado, as cidades de Astorga, Mandaguari, Munhoz de Melo, Nossa Senhora das Graças, Santa Fé e Santo Inácio.

COOPERAÇÃO – Em um segundo momento, o Município de Maringá firmou um termo de cooperação com o Governo do Estado, por meio da Invest Paraná, órgão que atua na promoção de empresas locais e atração de novos investimentos. O diretor-presidente da Invest Paraná, José Eduardo Bekin, destacou a estrutura e a vocação maringaense para negócios, se dispondo a auxiliar na pesquisa que será desenvolvida pela UEM e Amusep.

A Invest Paraná conecta o governo e a iniciativa privada, auxiliando no levantamento de dados, fornecimento de informações e tomada de decisões estratégicas. Para tanto, a instituição dispõe do Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI), operacionalizado em conjunto com as prefeituras.