UEL retoma projeto que debate as desigualdades sociais 20/08/2021 - 18:27

Projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – o Práxis Itinerante: Novas perspectivas para a Juventude e Populações Vulneráveis – retoma, nesta sexta-feira (20), às 19h30, as atividades do “Sextou Sociológico”. A ação segue com programação online até 3 de dezembro AQUI. Os encontros ocorrem sempre às sextas-feiras, reunindo convidados de diversas organização brasileiras.

O objetivo é situar os estudantes e interessados com relação aos temas e debates acerca das desigualdades sociais e suas interfaces com outras esferas da sociedade brasileira contemporânea. As inscrições são gratuitas e podem ser efetivadas até 27 de agosto (AQUI). Os participantes recebem certificado.

A primeira temporada do Sextou Sociológico foi finaliza no semestre passado e todos os encontros estão disponíveis na Internet (AQUI). “Nesta temporada, a programação será composta por estudos, debates e diálogos sobre desigualdade social no Brasil e a população em situação de rua”, afirma o coordenador do projeto, professor Fábio Lanza, do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) da UEL.

Ele sinaliza que um dos convidados para o mês de setembro é o Padre Júlio Lancellotti, que atua em São Paulo, em prol da garantia de acolhimento e alimentação de populações vulneráveis. Toda a programação será divulgada na rede social do projeto (AQUI).

Integrante do projeto, a estudante Ursula Boreal Lopes Brevilheri, do Curso de Ciências Sociais, explica que o evento sempre reúne convidados que “trazem um pouco da sua perspectiva sobre as diferentes interfaces da desigualdade social no Brasil, pensadas a partir de uma perspectiva multidisciplinar”.

Essa atividade tem o apoio do coordenador do Movimento Nacional da População de Rua, Leonildo Monteiro, que também preside o Instituto Nacional de Direitos Humanos da População de Rua (INRua); o coordenador do Núcleo do Movimento da População de Rua em Londrina, Leonardo Aparecido Gomes; e a cientista social e mestra em Sociologia pela UEL, Victória Pedro Corrêa.