UEL realiza primeira eleição remota em sistema eletrônico 17/11/2020 - 08:38

Pela primeira vez, a Universidade Estadual de Londrina (UEL) vai realizar uma eleição de forma eletrônica e remota. O pleito ocorre nesta terça-feira (17), entre 8 às 17 horas. Na ocasião, professores poderão escolher um representante docente de cada Centro de Estudo para o Conselho Universitário.

A votação será viabilizada por meio do Sistema Saele, plataforma de software público do Governo Federal, que estará disponível no Portal do Servidor. O formato foi adaptado pela Assessoria de Tecnologia de Informação (ATI), em atuação direta com as comissões eleitorais.

Como explica Wellington Cardador, assessor da ATI, foi utilizado um software pronto, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e adaptado pela equipe da Fábrica de Software, formada por servidores e estagiários da ATI. Para ser implantando, o sistema foi aprovado pelo Conselho Universitário da UEL, em agosto deste ano. “É um sistema bem consolidado, de origem confiável”, afirma. Ele compara o sistema ao mesmo utilizado em urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). “Tem a zerésima, antes de iniciar a votação. Terminou o horário, pouco tempo depois, já tem o resultado”, destaca o assessor.

A Fábrica de Software da ATI fez adaptação de códigos e de layout, para melhorar a estética no sistema e adotar o padrão dos sistemas da Universidade. Além disso, integrou o sistema de autenticação de usuários e fez testes e treinamento da equipe de suporte no sistema.

A ação envolveu também a Diretoria de Suporte ao Usuário (DSU), que realizou treinamento e acompanhamento junto aos administradores do Sistema; e a Diretoria de Suporte a Redes e sistemas (DSRS), que fez a instalação do servidor, monitoramento e disponibilidade do serviço. Durante toda a votação, a equipe da ATI estará de plantão para sanar dúvidas e resolver problemas técnicos eventuais.

ELEIÇÃO – A votação será realizada exclusivamente de forma eletrônica e remota, de forma que o eleitor poderá depositar o voto a partir de qualquer computador conectado à Internet. Para ter acesso à votação, o eleitor deve informar o número de chapa funcional e a respectiva senha de acesso ao Portal do Servidor.

Conforme o Ato Executivo 38/2020, podem votar os docentes lotados em cada Centro no efetivo exercício da função, com exceção dos professores sênior, visitante, licenciados sem remuneração, à disposição de outros órgãos públicos, em disposição funcional, em função especial ou afastados em decorrência de decisão proferida em processo administrativo disciplinar.

Serão eleitos um representante docente de cada Centro de Estudos, não vinculados a qualquer instância administrativa, para o Conselho Universitário – mandato no período 2020/2022. O mandato tem início no dia 11 de dezembro.

SOFTWARE – Projeto institucional criado dentro da ATI, a “Fábrica de Software” é composta por servidores, estudantes de graduação e pós-graduação. A equipe já desenvolveu importantes projetos para a Universidade, como o aplicativo UEL Mobile, que reúne serviços úteis para comunidade interna, especialmente direcionado aos alunos dos cursos de graduação.

Recentemente, a equipe de desenvolveu o Projeto de Vigilância da Covid-19, um instrumento de pesquisa que acompanha diariamente a saúde dos professores e servidores da UEL. Já o Portal da Transparência, que está em fase de testes, reúne informações da Universidade para consulta em um chatbot.