UEL e UEM dão início a especialização em Hemoterapia 26/11/2013 - 11:20

A aula inaugural do primeiro curso de especialização em Hemoterapia do Paraná aconteceu na última sexta-feira, dia 23. O curso, direcionado a servidores públicos, é pioneiro no sul do país. Oferecido pela Universidade Estadual de Maringá, (UEM), conta com o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemocentro), além do suporte das secretarias estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Saúde (Sesa).

O curso pretende contribuir para que a rede pública de sangue do estado continue sendo destaque. A diretora do Hemocentro Regional de Maringá, Silvia Tintori, destacou o apoio de todos os envolvidos na realização do curso, especialmente dos secretários estaduais da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes e da Saúde, Michele Caputo Neto, também do assessor técnico da Seti, Décio Sperandio, do presidente do Hemepar, Paulo Hatschbach e da hematologista Tatiana Higa. Todos foram homenageados com placas de agradecimento.

Foram 44 vagas preenchidas por servidores da área da saúde, especialmente médicos, enfermeiros e bioquímicos, que fazem parte do ciclo de coleta e distribuição de sangue. Com duração de 18 meses, a especialização será realizada na modalidade presencial nas unidades da Hemorrede do Paraná, em Maringá, Londrina e Curitiba. Entre as disciplinas que integram o currículo do curso estão: Gerenciamento de qualidade, Sorologia, Sistema Nacional de Sangue e Sistema Único de Saúde.

Também estiveram presentes na aula inaugural o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, a superintendente do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), Magda Félix, a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Terezinha Svidzinski, a diretora do Hemocentro Regional de Londrina, Marisa Saito, e o representante da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Helder Teixeira.

Para Magda Félix, o início da especialização é mais um momento de celebração para diretores e servidores do HUM. “Este curso é uma vitória, pois foi preparado em tempo recorde pelos docentes do Hemocentro e do Centro de Ciências da Saúde”, comemora a superintendente.